Atlas da Saúde
Publicado em Atlas da Saúde (https://www.atlasdasaude.pt)

Início > Estratégias para alcançar as cinco doses diárias de frutas e legumes

Alimentação
O consumo de frutas e legumes contribui para o equilíbrio da alimentação com consequências muito pos

Num estudo recente da Universidade de Swansea (2019), os autores identificaram diversos fatores que têm vindo a contribuir para o deficit no consumo de frutas e legumes, sugerindo a psicologia como o grande catalisador desta situação. A inconveniência, o tempo de preparação e a acessibilidade parecem levar a um menor consumo destes alimentos.

O sumo de fruta, como opção à fruta inteira, pode ser uma boa solução e, segundo os autores do estudo, é mais suscetível de gerar sentimentos de autoeficácia. Ou seja, é mais provável estar associado a mudanças de longo prazo na alimentação. Neste caso, o consumo de sumos de fruta não pretende substituir o consumo de frutas inteiras, mas sim potenciar o objetivo mínimo das cinco porções diárias.

Atualmente o tempo para se planearem as refeições é escasso, sendo fundamental uma boa dose de criatividade para recorrer a alimentos saudáveis. De seguida são apresentadas algumas dicas de como ultrapassar as barreiras impostas pela mente e alcançar o consumo mínimo de cinco peças diárias:

  • Fruta fresca, laminada ou papas de fruta 100% - há várias formas de comermos fruta e todas elas se podem adequar a diferentes momentos do nosso dia-a-dia;
  • Fruta desidratada sem adição de açúcar enquanto snack – fora das refeições principais;
  • Sopa de legumes antes das principais refeições e introdução de salada na dieta alimentar;
  • Sumos de fruta 100% - incluir um copo pequeno (150ml) de sumo de fruta 100% ao pequeno-almoço poderá ser uma excelente forma de começar o dia tendo em mente o objetivo das cinco porções diárias.

 

Fonte: 
Loyal Advisory [1]
Foto: 
Pixabay [2]
Artigos Complementares [3]
Alimentação Receitas e Dietas [4]
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
  • Contactos Atlas da Saúde
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade / Termos e Condições
  • Mapa do Site

URL de origem:https://www.atlasdasaude.pt/artigos/estrategias-para-alcancar-cinco-doses-diarias-de-frutas-e-legumes

Ligações
[1] https://www.atlasdasaude.pt/fonte/loyal-advisory [2] https://www.atlasdasaude.pt/foto/pixabay [3] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/artigos-complementares [4] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/alimentacao-receitas-e-dietas