Atlas da Saúde
Publicado em Atlas da Saúde (https://www.atlasdasaude.pt)

Início > Nefropatia diabética: doença renal atinge cerca de um terço dos diabéticos

Sintomas
Considerada a principal causa de doença renal crónica, a Nefropatia Diabética é uma complicação grav
Mão a segurar modelo de rim

A Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Resulta da incapacidade em utilizar corretamente o açúcar por falência da produção de insulina (no caso da Diabetes mellitus tipo 1 [1]) ou resistência a sua atuação (no caso da Diabetes mellitus tipo 2).

A forma mais comum (cerca de 90% dos casos) é a Diabetes tipo II, cuja incidência tem vindo a aumentar nos últimos anos. Atinge geralmente os adultos, sendo a idade e a etnia um fator de risco para o seu aparecimento. Apesar de existir um componente hereditário, o seu desenvolvimento está frequentemente associado a fatores de risco ambientais como os erros alimentares, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo.

Os doentes diabéticos têm dificuldade em processar o açúcar ingerido, que se vai lentamente acumulando nos vasos sanguíneos e em diversos órgãos levando a graves complicações. Existem órgãos que são especialmente afetados pela diabetes como os olhos (levando a cataratas [2] e cegueira), o coração (conduzindo a hipertensão arterial [3] e enfartes [4]), os nervos (levando a perda de sensibilidade e amputações) e os rins.

Aproximadamente um terço dos doentes diabéticos vem a desenvolver doença renal e, atualmente, a diabetes é a principal causa de doença renal crónica [5] e da necessidade de tratamento substitutivo da função renal (diálise [6] ou transplantação).

A doença renal nos doentes diabéticos pode resultar diretamente da Diabetes (a chamada nefropatia diabética) ou ser causada (e agravada) por patologias associadas nomeadamente a hipertensão arterial, a aterosclerose [7] ou a obesidade (denominando-se então doença renal crónica associada a diabetes).

A nefropatia diabética tem uma evolução lenta e faseada. Inicialmente é silenciosa mas posteriormente pode detetada em análises de urina ou em biopsias renais. A presença de proteínas na urina (geralmente referida como albuminúria) é um marcador da lesão renal e dependendo da sua quantidade assim poderemos avaliar a gravidade da doença. Esta é uma fase fundamental, já que o controlo rigoroso do nível do açúcar no sangue e a correção dos fatores de risco (redução do consumo de sal, perda de peso, controlo da pressão arterial e evicção tabágica) podem parar a progressão da doença renal e em muitos casos levar à sua reversão.

Sem tratamento a doença progride para uma fase sintomática em que os doentes podem notar a presença de espuma na urina e edemas. A progressão para doença renal crónica avançada é então inevitável podendo surgir sintomas como o cansaço, a falta de ar, a perda de apetite ou mesmo náuseas e vómitos, indicativos da necessidade de início de uma técnica de substituição da função renal.

A esperança de vida de um doente diabético com doença renal é reduzida já que a maioria dos doentes vem a falecer de complicações cardiovasculares (como os enfartes, insuficiência cardíaca; os acidentes vasculares cerebrais; as amputações) antes mesmo de necessitar de diálise ou ser candidato a transplantação.

Caso sofra de diabetes ou tenha familiares diretos afetados por esta patologia, deve seguir um estilo de vida saudável e consultar regularmente o seu médico de modo a fazer um diagnóstico precoce e um plano de tratamentos dirigido evitando assim graves complicações.

Artigos relacionados

Saiba tudo sobre a diabetes [8]

Diabetes: perguntas e respostas [9]

Impacto socioeconómico da Diabetes [10]

Foto: 
ShutterStock [11]
Sistema Urinário [12]
Diabetes [13]
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Autores: 
Dra. Inês Aires - Nefrologista e dirigente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia [14]
  • Contactos Atlas da Saúde
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade / Termos e Condições
  • Mapa do Site

URL de origem:https://www.atlasdasaude.pt/artigos/nefropatia-diabetica-doenca-renal-atinge-cerca-de-um-terco-dos-diabeticos

Ligações
[1] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/diabetes-tipo-1 [2] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/catarata-no-adulto [3] https://www.atlasdasaude.pt/artigos/hipertensao-arterial-o-que-e-e-como-prevenir [4] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/enfarte-agudo-do-miocardio [5] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/doenca-renal-sintomas-podem-passar-despercebidos [6] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/dialise [7] https://www.atlasdasaude.pt/artigos/aterosclerose [8] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/diabetes [9] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/diabetes-1 [10] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/impacto-socioeconomico-da-diabetes [11] https://www.atlasdasaude.pt/foto/shutterstock [12] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/sistema-urinario [13] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/diabetes [14] https://www.atlasdasaude.pt/autores/dra-ines-aires-nefrologista-e-dirigente-da-sociedade-portuguesa-de-nefrologia