Atlas da Saúde
Publicado em Atlas da Saúde (https://www.atlasdasaude.pt)

Início > Qualidade de vida na menopausa

Opinião
A passagem da idade fértil para a menopausa, algo perfeitamente natural, fisiológico, e que deverá a

A mulher atual, e felizmente mercê da evolução dos cuidados de saúde, tem uma esperança de vida que leva a que mais de 1/3 da vida seja passado em pós-menopausa.

Mas tão ou ainda mais importante é dar qualidade de vida. Dar mais vida aos anos e não apenas mais anos à vida.

A passagem da idade fértil para a menopausa, algo perfeitamente natural, fisiológico, e que deverá acontecer entre os 45 e os 55 anos está muitas vezes, em mais de 70% das mulheres, acompanhado de sintomas que chegam a ser incapacitantes para o desempenho das tarefas quotidianas. E tudo isto acontece numa altura da vida em que aquela mulher está no auge da carreira, pode também coincidir com a saida dos filhos de casa, o sindrome do ninho vazio.

Num curto prazo a redução ou mesmo ausência da produção de estrogénios está associado a sintomas vasomotores, os famigerados calores - afrontamentos, alterações cognitivas e do humor. Ainda com o passar dos anos as complicações cardiovasculares, osteoporose, manifestações genitourinárias e diminuição das funções cognitivsa, como é exemplo a alteração da memória.

Ainda que possa ser encarado como algo natural, também é  verdade que existem terapêuticas que podem reverter todo o processo e que com a devida individualização quer na dose, quer na via de admnistração, poderemos voltar a dar aquela mulher a alegria de vida que tinha e que perdeu.

Foto: 
ShutterStock [1]
Saúde da Mulher [2]
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Autores: 
Dr. Fernando Cirurgião - Ginecologia e Obstetrícia na Clínica de Santo António [3]
  • Contactos Atlas da Saúde
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade / Termos e Condições
  • Mapa do Site

URL de origem:https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/qualidade-de-vida-na-menopausa

Ligações
[1] https://www.atlasdasaude.pt/foto/shutterstock [2] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/saude-da-mulher [3] https://www.atlasdasaude.pt/autores/dr-fernando-cirurgiao-ginecologia-e-obstetricia-na-clinica-de-santo-antonio