Atualmente o regresso às aulas representa um momento significativo na maioria das casas. Possivelmente potenciado pelo protagonismo crescente que o tema tem tido junto dos meios de comunicação e pela importância que a publicidade lhe atribui. Isto faz com que, cada vez mais, os pais estejam atentos e procurem formas de facilitar a adaptação e o regresso à rotina depois de um período de descanso e diversão, como o verão.
A Filipa Santos, psicóloga do IVI Lisboa, partilha algumas sugestões para uma melhor transição no regresso à rotina.
Esta temática é pertinente em setembro, mas também ao longo de todo o ano. Quantas vezes ouvimos queixas a um domingo por no dia seguinte ter de regressar ao trabalho?
Uma das formas de aprendizagem das crianças é a imitação. As crianças captam as queixas e a insatisfação diária dos adultos em relação ao trabalho. É certo que trabalhar todos os dias, pode ser desgastante, mas devemos também enfatizar alguma satisfação, valorizar algo que tenhamos conseguido por trabalhar ou algo interessante que tenha ocorrido durante o dia e contá-lo à família. Se as crianças se rirem e acharem engraçado um episódio do dia a dia dos pais no trabalho, percebem que, apesar do esforço necessário, o trabalho compensa. Os pais são uma referência muito importante em certas idades e por vezes reforçam comportamentos e formas de pensar e sentir aos filhos sem dar conta.
É importante que as crianças participem na organização do material escolar e que aprendam a preparar a mochila com tudo o que necessitam para as aulas. Da mesma forma, é positivo que se envolvam também na organização dos seus quartos e zonas de estudo.
Tal como acontece aos adultos quando mudam de departamento, de colegas ou de chefe, as crianças também sentem alguma inquietação com a aproximação do novo ano letivo. Para ajudá-los devemos conversar com as crianças sobre a nova etapa no colégio, evitando muitos detalhes ou juízos de valor.
É muito positivo valorizar alguma situação ou experiência que tenha marcado positivamente a criança. Pode ajudar ter contacto prévio com algum amigo ou visitar as instalações da escola antes do inicio do novo ano escolar.
Sem cair no consumismo supérfluo é positivo que a criança estreie algum material escolar. Uma mochila, uma caixa de lápis, algo simples, mas que a criança goste.
É recomendável recomeçar as rotinas e os horários do período escolar uns dias antes do inicio do regresso às aulas, deste modo, não são tão bruscas as alterações nos primeiros dias de aulas.
Ninguém conhece tão bem as crianças como os próprios pais. Os profissionais podem dar alguns conselhos práticos para ajudar um pouco, mas os pais devem seguir a sua intuição e fazer o que acreditam ser melhor para os filhos.
Lamentavelmente nos últimos anos tornou-se moda a expressão: “Depressão pós-férias”, que implica uma conotação muito negativa. De um modo geral, voltamos de férias de verão com boa aparência, alguns até voltam bronzeados, aproveitámos a natureza, vivemos bons momentos com amigos e família, pusemos a leitura em dia, descansámos…Porque não trocar a expressão “depressão pós-férias”, pelo título da canção “Meu querido mês de agosto”! Esta sim, está mais conotada com os bons momentos vividos no verão.
A forma como encararmos o nosso dia a dia e o narramos aos nossos filhos é fundamental para a forma como eles próprios vão entender e organizar as suas vivências.