Pesquisa

Bebés têm mais probabilidade de sofrer lesões nos olhos do que adultos

Crianças de 1 ano sofrem mais de lesões permanentes nos olhos causadas por produtos de limpeza do que qualquer outra pessoa, revela uma nova pesquisa.

Os resultados são surpreendentes: anteriormente acreditava-se que jovens adultos estavam expostos a um maior risco de lesões na vista, devido ao local de trabalho. Mas agora bebés com 1 ano de idade têm duas vezes mais probabilidade de sofrer uma lesão permanente nos olhos do que adultos de 24 anos, idade que tinha a taxa mais elevada.

Um novo estudo, liderado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, analisou dados recolhidos entre 2010 e 2013 pelo Departamento de Emergência. Os dados revelam que houve 900 milhões de visitas às urgências em cerca de 900 hospitais nos Estados Unidos. Durante esse período, ocorreram mais de 144 mil visitas às urgências relacionadas com queimaduras na vista provocadas por químicos. Os médicos relataram que este é o pior tipo lesão que se pode ter na vista. Quanto mais tempo um agente alcalino permanece no olho, maior a lesão e as estruturas internas podem sofrer danos irreparáveis.

A maior parte dos bebés sofre de lesões nos olhos provocadas por químicos que existem nos produtos de limpeza que temos em casa e que, geralmente, são guardados por debaixo no lava louça ou num móvel baixo.

Os produtos mais perigosos são aqueles que se apresentam em formato de spray, pois são mais fáceis de manusear.

As lesões acontecem também com maior frequência em casas com rendimentos mais baixos.

"Estas lesões são terríveis, ocorrem com frequência em crianças pequenas mas são muito fáceis de prevenir", revela o líder do estudo R. Sterling Haring.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock