Asthma Hack Innovation é um hackathon

Vem aí um desafio para encontrar novas soluções para a asma grave

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a Sanofi Genzyme, em parceria com a Associação Portuguesa dos Asmáticos (APA), a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA), a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), a Rede de Especialistas em Asma Grave (REAG), a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), lançam o projeto Asthma Hack Innovation.

O Asthma Hack Innovation é um hackathon, uma metodologia de geração de inovação, que procura soluções disruptivas para mudar o panorama da Asma Grave em Portugal.  O desafio está aberto à participação de estudantes, investigadores, professores, comunidade de internos de medicina, bem como a participantes das áreas de engenharia, gestão, ciência de dados, e entre outras comunidades de empreendedores na área da saúde.

As inscrições para o hackathon podem ser feitas a partir de dia 17 de maio e terminam a 30 de maio para candidatos individuais ou 13 de junho para equipas, através do link  https://forms.office.com/r/qtzvPUYH2M para candidatura individual e https://forms.office.com/r/jZJDFTQXuR para candidatura de equipa.

“A Asma Grave é um problema que afeta entre 10 e 20 mil portugueses. Estes números poderão ser ainda mais elevados, uma vez que se trata de uma doença subdiagnosticada. O nosso objetivo é encontrar soluções inovadores, acelerar o seu desenvolvimento e implementação e contribuir dessa forma para melhorar a qualidade de vida das pessoas com asma grave.” afirma Francisco del Val, diretor geral da Sanofi Genzyme.

Para Guilherme Victorino, Diretor do Innovation & Analytics Lab da Nova IMS, “o Asthma Hack Innovation é um grande desafio para o futuro do empreendedorismo em saúde em Portugal, e por isso desenhámos um modelo inovador de participação para as equipas e estamos comprometidos com o acompanhamento do projeto vencedor através de um programa de aceleração de 3 meses. Temos a certeza de que em conjunto podemos dar um passo importante, promovendo a inovação disruptiva nos cuidados de saúde da Asma Grave em Portugal”.

 

 

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.