Comirnaty

UE assina acordo com a Pfizer/BioNTech para mais 1,8 mil milhões de doses de vacinas

A Comissão Europeia anunciou quinta-feira a assinatura de um terceiro contrato com a BioNTech e a Pfizer para o fornecimento de até 1,8 mil milhões de doses de vacinas Covid-19 entre o final deste ano e 2023. O acordo permite a compra de 900 milhões de doses da atual vacina coronavírus Comirnaty, bem como uma vacina adaptada às variantes, com a opção de comprar mais 900 milhões de doses.

Recentemente, a UE exerceu a opção de adquirir mais 100 milhões de doses da vacina Covid-19 baseada em MRNA da Pfizer e da BioNTech, elevando para 600 milhões o número total de doses a entregar ao bloco este ano. A Comissão Europeia afirmou esta quinta-feira que alargou o seu compromisso com a Comirnaty "com base numa boa avaliação científica, na tecnologia utilizada, na experiência das empresas no desenvolvimento de vacinas e na sua capacidade de produção para abastecer toda a UE".

Por outro lado, este contrato exige que a produção da vacina se baseie na UE e que sejam produzidos componentes essenciais na região. O acordo estipula ainda que, desde o início do fornecimento em 2022, a entrega à UE está garantida, enquanto a capacidade de os países revenderem ou doarem doses, nomeadamente através da instalação COVAX, foi reforçada.

Além da Comirnaty, a Comissão Europeia assinou contratos para vacinas Covid-19 com base em várias tecnologias, incluindo as da AstraZeneca, CureVac, Johnson & Johnson, Moderna e Sanofi/GlaxoSmithKline. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comentou que "os potenciais contratos com outros fabricantes seguirão o mesmo modelo, em benefício de todos".

 

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay