Diabetes

Sociedades médicas e indústria farmacêutica desmentem falta de insulina no mercado

As sociedades científicas na área da diabetes - Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia e o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade de Medicina Interna – conjuntamente com a Associação Nacional de Farmácias e a Apifarma desmentem as notícias que sugerem falta de insulina no mercado.

Em comunicado estas entidades esclarecem que "atempadamente, as três principais companhias farmacêuticas da área das insulinas - Novo-Nordisk, Lilly Portugal - Produtos Farmacêuticos e Sanofi abasteceram o mercado com mais 20% da insulina do que é o consumo habitual", sendo por isso desnecessário "procurar fazer armazenamento suplementar de insulina porque não há, nem se prevê que haja, qualquer falha no abastecimento". 

De modo a esclarecer qualquer dúvida, fazem saber que será criada uma linha de informação.  "Neste momento de incerteza, os profissionais de saúde garantem a sua total disponibilidade para qualquer esclarecimento e estas três sociedades vão criar uma linha de informação em que médicos esclarecerão todas as suas dúvidas. Juntos é mais fácil ultrapassarmos todas as dificuldades", realçam.

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock