Investigação

Pode estar a chegar o primeiro nariz eletrônico capaz de 'cheirar' o coronavírus

Uma equipa de investigadores do Instituto Weizmann de Ciência, de Israel, desenvolveu um nariz eletrónico capaz de detetar infeções Covid-19 em tempo real.

De acordo com a informação divulgada, trata-se de um teste que pode servir tanto para localizar vírus em pessoas com sintomas assim em doentes assintomáticos. "Este teste com nariz eletrónico permite um diagnóstico eficaz em tempo real”, revelam os investigadores.

Já existem estudos que sugerem que os cães podem usar o nariz para detetar a infeção provocada pelo novo coronavírus, mas dada a magnitude da pandemia, a implantação de animais é uma solução difícil, dizem os cientistas. Por outro lado, os narizes eletrónicos (eNoses) são máquinas que imitam o cheiro dos animais e podem ser implantados em larga escala.

Os eNoses normalmente contêm uma série de sensores, cada um otimizado para uma gama química diferente, podendo ser "treinado" para identificar doenças virais, bacterianas e até mesmo não infeciosas. Para testar a hipótese de que a infeção Covid-19 está associada a um odor corporal detetável por um eNose, os investigadores realizaram as suas experiências numa estação de testes da COVID em Tel Aviv onde os 500 participantes não tiveram de sair do carro.

No entanto, nesta pesquisa, os cientistas não se concentraram na respiração exalada em si, mas em olhar para a passagem nasal, identificada como um local de infeção por coronavírus. Portanto, o objetivo era "cheirar" a passagem nasal interior. Aos participantes foi dada uma válvula de amostragem descartável que foi fixada à porta de entrada do nariz eletrónico por um tubo flexível e também descartável. Foram instruídos a prender a válvula à narina durante 80 segundos, enquanto o nariz eletrónico tirava amostras de ar. Depois, sem sair do veículo, submeteram-se a um PCR.

 

 

 

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay