Investigação

Novas pesquisas podem levar a um melhor tratamento para a epilepsia

Os cientistas descobriram que a forma como os neurónios estão conectados dentro de regiões do cérebro, pode ser um melhor indicador da progressão da doença e resultados do tratamento para pessoas com distúrbios cerebrais como a epilepsia.

Muitas doenças cerebrais levam à morte celular e à remoção de ligações dentro do cérebro. Num novo estudo, publicado no Human Brain Mapping, um grupo de cientistas, liderado por Marcus Kaiser da Faculdade de Medicina da Universidade de Nottingham, analisou pacientes com epilepsia submetidos a cirurgia.

A equipa descobriu que as mudanças na rede local dentro das regiões cerebrais podem ser um melhor preditor da progressão da doença de que quão bem-sucedida será a cirurgia.

Segundo Marcus Kaiser, Professor de Neuroinformática da Universidade de Nottingham, "quando alguém tem uma convulsão epilética, 'espalha-se' pelo cérebro. Descobrimos que as mudanças na rede local ocorreram para as regiões ao longo das principais vias de propagação para apreensões. Importante, regiões distantes do ponto de partida da convulsão, por exemplo no hemisfério cerebral oposto, estiveram envolvidas.

"Isto indica que o aumento da atividade cerebral durante as convulsões leva a mudanças numa ampla gama de regiões cerebrais. Além disso, quanto mais tempo os doentes estiveram em convulsão, mais regiões apresentaram alterações locais”.

 

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock