Moderna vai fornecer até 500 milhões de doses de vacina de mRNA à COVAX

Segundo a empresa farmacêutica, no quarto trimestre serão entregues 34 milhões de doses iniciais à unidade de partilha de vacinas COVAX, enquanto a aliança mantém a opção de obter mais 466 milhões de doses em 2022. "Reconhecemos que muitos países têm recursos limitados para aceder às vacinas COVID-19", comentou Stéphane Bancel, presidente executivo da Moderna, acrescentando que "apoiamos a missão da COVAX de garantir um acesso amplo, acessível e equitativo".
A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu na passada sexta-feira uma lista de uso de emergência à vacina da Moderna para pessoas com idade ou superior a 18 anos, condição prévia para a elegibilidade da COVAX. A iniciativa apoiada pela OMS, criada para garantir o acesso oportuno às vacinas Covid-19 em 92 países de baixo e médio rendimento, também tem acordos de fornecimento com empresas como a AstraZeneca, Johnson & Johnson e Pfizer.
Moderna disse que todas as doses de mRNA-1273 ligadas à COVAX serão oferecidas ao "preço mais baixo da empresa", em linha com os seus compromissos globais de acesso. Entretanto, a Gavi observou que o acordo também inclui opções para aceder potencialmente às doses das vacinas adaptadas a outras variantes no futuro. Na semana passada, a empresa anunciou planos para aumentar a sua capacidade de produção para produzir até 3 mil milhões de doses de mRNA-1273 em 2022.