Saúde animal, saúde humana a saúde ambiental “estão intrinsecamente ligadas"

DGS alerta para o conceito “Uma Só Saúde” ao longo do mês de janeiro

Durante todo o mês de janeiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) junta-se à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na iniciativa «Um mês a celebrar para todo o ano recordar».

Através da partilha de contributos das várias entidades parceiras, a iniciativa tem como objetivo o fortalecimentos das relações institucionais entre os vários organismos, mas também a sensibilização da população em geral para o conceito de «Uma Só Saúde».  

Tal como explica a DGS, conceito de «Uma Só Saúde» resume a ideia de que a saúde animal, a saúde humana e a saúde ambiental “estão intrinsecamente ligadas e são interdependentes”. 

“Através de compromissos internos como o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), a DGS continua a produzir contributos relevantes para este processo de partilha e trabalho conjunto, no qual assenta o conceito de «Uma Só Saúde», e que permite uma resposta mais eficaz aos riscos para a saúde humana, animal e ambiental”, sublinha.

 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
DGS