Risco de infeção

Hospital Cova da Beira promove iniciativa para alertar para a importância da higiene das mãos

O simples ato de lavarmos as mãos reduz em 40 por cento a incidência de infeções responsáveis por diarreias, gripe, doenças de pele e erupções, dores de garganta, entre outras afeções.

Com o objetivo de consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a importância da higiene da Mãos e outras precauções básicas na prevenção e controlo de infeções, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira promove no próximo dia 8 de maio às 11h30, uma iniciativa de larga escala que pretende refletir a mensagem da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o ano de 2019, designada “Cuidados Seguros para TODOS – Está nas Tuas Mãos”.

Esta atividade consistirá na formação de uma mão gigante preenchida por profissionais de saúde e utentes, numa área da instituição ao ar livre e será divulgada em Portugal com o apoio da DGS e internacionalmente pela OMS.

São parceiros desta iniciativa do CHUCB a Escola Secundária Campos Melo, o MedUBI, o Grupo de Voluntariado da Liga dos Amigos, a Câmara Municipal da Covilhã e a empresa BMDrones.

Evidenciar ainda que a prevenção e controlo de infeções, na qual se inclui a higiene das mãos é uma abordagem prática e baseada em evidências, com impacto comprovado na qualidade do atendimento e na segurança do doente em todos os níveis do sistema de saúde.

O Dia Mundial da Higiene das Mãos comemora-se anualmente a 5 de maio.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock