Sintomas, riscos, prevenção e tratamento

Como está a sua tensão arterial?

A tensão arterial é a medida da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias durante a circulação. Com a idade, as artérias perdem elasticidade, o que provoca um aumento da tensão arterial.
tensão arterial

O que provoca a Hipertensão Arterial(HTA)?
Na maioria dos casos não tem nenhuma causa aparente, resultando na combinação de fatores hereditários, ambientais e erros no estilo de vida.

Quais os riscos?
A HTA provoca lesões nos órgãos vitais, tais como o cérebro, o coração e os rins. Assim, a pessoa com HTA tem um risco maior de desenvolver outros problemas de saúde, tais como: Acidente Vascular Cerebral (AVC); Enfarte do Miocárdio; Insuficiência Cardíaca e Insuficiência Renal.

Quais os sintomas?
Inicialmente, a hipertensão arterial não provoca quaisquer queixas ou alterações...é uma doença silenciosa!

Os sintomas mais frequentes são: dores de cabeça ou tonturas; palpitações ou dor no peito; zumbidos e alterações da visão.

Prevenção e tratamento
Existem muitos comportamentos e estilos de vida saudáveis que podemos adotar para prevenir ou ajudar a controlar a HTA:

Reduzir o consumo de sal

A ingestão de sal em excesso leva ao aumento da tensão arterial:

● reduza gradualmente a quantidade de sal que usa ao confecionar os alimentos, usando como tempero alternativo o sumo de limão, laranja ou as ervas aromáticas;

● retire o saleiro da mesa;

● evite alimentos salgados como batatas fritas, chouriços, presunto ou enlatados.

Reduzir o excesso de peso
A obesidade contribui para o aumento da tensão arterial. Para perder peso deve associar-se uma dieta equilibrada (com menos gordura e mais verdura) à prática regular de exercício físico.

Praticar exercício físico
Exercício físico regular (por ex. 30 minutos de marcha por dia) ajudam a controlar a tensão arterial, fortalecendo o coração. Contribuem também para o alívio do stress e para uma melhoria do sono.

Reduzir o consumo de álcool
O consumo excessivo de álcool pode desencadear HTA em alguns indivíduos. A moderação do consumo de álcool, evitando bebidas com elevado teor alcoólico, ajuda a controlar a tensão arterial.

Deixar de fumar
Fumar faz aumentar a tensão arterial e aumenta exponencialmente o risco de doenças cardiocerebrovasculares.

Tomar os medicamentos
Se sofre de HTA e o seu médico lhe prescreveu medicamentos para a controlar, tome-os regularmente, seguindo atentamente as indicações. Mesmo que se sinta bem e tenha valores da tensão arterial controlados, não interrompa a medicação sem o conhecimento do seu enfermeiro e médico de família.

“A HIipertensão Arterial é um dos principais fatores de risco das doenças cardiocerebrovasculares, que são a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.”

 

Tome a iniciativa: controle a sua tensão arterial!!!

Bibliografia: Texto elaborado a partir de publicações da Sociedade Portuguesa de Hipertensão: “7 dias do coração” (2013) e “Dia Europeu do Doente Coronário” (2012).

AUTORES

Maria Helena Junqueira, Enfermeira Graduada, Centro Hospitalar de Leiria, EPE

Pedro Quintas, Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock