A síndroma de Zollinger-Ellison, ou gastrinoma, está geralmente associada a um tumor das células pancreáticas produtoras de gastrina, uma hormona responsável pela hipersecreção gástrica e pelo aparecimento de úlceras pépticas (gástricas e/ou duodenais) agudas e recorrentes.
A maior parte dos indivíduos afectados por esta doença apresenta pequenos tumores múltiplos que, em cerca de 50 por cento dos casos, são malignos. Os tumores podem estar localizados no pâncreas [1] ou, mais frequentemente isto é em 60 por cento dos casos, na parede do duodeno (segmento inicial do intestino delgado).
Por vezes a doença apresenta-se em indivíduos afectados pela neoplasia endócrina múltipla que inclui tumores de outras glândulas endócrinas: tiróide, paratiróides, hipófise, supra-renais. A causa ou origem destes tumores endócrinos gastrinomas - é completamente desconhecida e ainda não estão esclarecidos os mecanismos que conduzem à hipersecreção gástrica. Os sintomas mais frequentes são ardor no estômago (ou azia [2]), dores recorrentes e persistentes na região central do abdómen, muitas horas depois das refeições, diarreia e distensão gástrica depois das refeições.
A síndrome foi descrita pela primeira vez nos anos 50 por dois médicos da Universidade de Ohio, que lhe deram o seu nome.
Ligações
[1] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/pancreas
[2] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/azia