Atlas da Saúde
Publicado em Atlas da Saúde (https://www.atlasdasaude.pt)

Início > Temos de parar de matar o meio ambiente para que o meio ambiente pare de nos matar a nós!

Dia Mundial do Ambiente
No dia 26 de setembro celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Ambiental. Fazemo-lo para lembrar o impact

Mas também o fazemos para lembrar o impacto da população no nosso meio ambiente. Poluição atmosférica, contaminação dos solos e água, desflorestação, ruído e excesso de iluminação, perda de habitat e desaparecimento de espécies. Tudo por ação direta do Homem.

Viver num meio ambiente limpo e saudável é um direito consagrado na Europa e, por isso mesmo, um grupo de seis jovens portugueses acusaram 32 países da Europa, no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, de falharem nas políticas necessárias para viverem num meio ambiente limpo, saudável e seguro. Espero que tenham sucesso, mas não há tempo a perder. Pela nossa saúde e pela saúde do nosso planeta, passem à ação e tenham estes 5 R’s em atenção:

  • REDUZAM os resíduos com consumo responsável, evitando o desperdício de recursos e criação de lixo;
  • RECUSEM o consumo de produtos desnecessários ou de alto impacto ambiental, como o plástico, produtos descartáveis, de utilização única, publicidade, brindes.
  • RECICLEM todos os materiais usados, em particular as embalagens, plásticos, papel, cartão e vidro (em Portugal só se recicla cerca de 30% dos materiais usados e na EU cerca de 48,5%);
  • REUTILIZEM e deem uma segunda vida aos objetos e materiais, seja por reparação, doação, troca ou venda;
  • REPENSEM as vossas escolhas e hábitos de consumo, levando em consideração o impacto ambiental, seja pela reflexão da necessidade real de adquirir certos produtos ou escolhendo opções mais sustentáveis e com menor dano ao meio ambiente.

Neste último ponto reforço o objetivo 3 em 1 de uma alimentação saudável à base de plantas: é um dos pilares da prevenção cardiovascular, um dos principais meios para reduzir a “pegada ecológica” individual e, não menos importante, evitar o sofrimento e exploração animal.

Temos de parar de matar o meio ambiente para que o meio ambiente pare de nos matar a nós!

Foto: 
Freepik [1]
Artigos de Opinião [2]
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Autores: 
Dr. Luís Duarte Costa – Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna [3]
  • Contactos Atlas da Saúde
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade / Termos e Condições
  • Mapa do Site

URL de origem:https://www.atlasdasaude.pt/artigos/temos-de-parar-de-matar-o-meio-ambiente-para-que-o-meio-ambiente-pare-de-nos-matar-nos

Ligações
[1] https://www.atlasdasaude.pt/foto/freepik [2] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/artigos-de-opiniao [3] https://www.atlasdasaude.pt/autores/dr-luis-duarte-costa-vice-presidente-da-sociedade-portuguesa-de-medicina-interna