A poluição sonora é um problema que afeta a saúde humana e a qualidade de vida das pessoas. No ambiente escolar, o ruído é considerado um agente que interfere no desempenho e bem-estar do aluno (e também dos professores), colocando em causa todo o processo de aprendizagem. É, assim, essencial que as condições acústicas dos espaços escolares sejam adequadas, proporcionando melhores ambientes de estudo e aprendizagem de forma a aumentar o desempenho, tanto dos alunos como dos docentes.
O tratamento acústico dos edifícios e uma mudança de comportamento das pessoas poderá contribuir para diminuir os efeitos da poluição sonora destes espaços, melhorando assim o ambiente escolar.
As perdas de audição são a principal consequência da exposição ao ruído contante. A partir de um determinado nível de ruído, o aparelho auditivo reflete fadiga, que inicialmente pode ter tratamento, no entanto, caso seja uma exposição a longo prazo, pode causar surdez permanente.
Muito se tem falado sobre este tema. É importante promover conteúdos pedagógicos que captem a atenção dos alunos e os mantenham interessados. Muitas escolas já usam os seus meios audiovisuais para manter os alunos realmente interessados nas matérias. Mas muito há ainda por fazer.
Em muitas escolas um pouco por todo o mundo já foram adotadas atividades de meditação, mindfullness, ou “my time”, que por apenas alguns minutos ajudam os alunos a concentrarem-se antes de cada período de aula.
Isto pode traduzir-se no uso de materiais de isolamento e painéis antirruído;
Tem como objetivo evitar ou diminuir o tempo de reverberação, devendo ser evitadas as superfícies lisas e duras.
Em suma, para que uma sala de aula seja tenha boas condições é necessário que esteja assegurada a compreensão do que o emissor diz. Às vezes basta começar por criar as condições certas para que a comunicação de faça de uma forma regular.