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Início > Dificuldade de concentração e na aprendizagem podem estar relacionadas com problemas oculares

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) deixa recomendações
As dificuldades de aprendizagem em diversas idades podem estar relacionadas com problemas de visão,

No período em que que crianças e jovens se preparam para iniciar um novo ano letivo, Ana Vide Escada, médica oftalmologista e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) recomenda que: “nomeadamente para as crianças e jovens que integram o sistema de ensino pela primeira vez esta é uma boa altura para uma avaliação geral da saúde, que inclua uma visita ao oftalmologista - já que um défice visual pode ser impeditivo de uma boa relação com a própria escola.”.

As doenças dos olhos mais comuns nas crianças e jovens são os erros refrativos (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo), os estrabismos e a ambliopia (vulgarmente designado por olho preguiçoso). Mesmo com pais e mães atentos, estas situações podem não ser detetadas e acabar por interferir na vida da criança/jovem, inclusive no seu rendimento escolar. Como geralmente as crianças não se queixam, os sinais indiretos são muitos importantes. Os pais e os educadores devem assim estar atentos a sinais que podem passar por:

  • Aproximação do ecrã da televisão e outros aparelhos eletrónicos;
  • Má postura e dificuldade na realização de tarefas escolares ou lúdicas, como desenhar;
  • Semicerrar os olhos para focar objetos/imagens;
  • Saltar frases durante a leitura;
  • Olhos vermelhos ou dores de cabeça frequentes sobretudo ao final do dia;
  • Dizer que não gosta de ir à escola ou apresentar dificuldades na própria aprendizagem.

A falta de visão pode provocar apatia ou desinteresse durante as aulas, mas pode também conduzir a um comportamento agitado, e contribuir para a falta de concentração.

De acordo com a especialista, “é desejável mesmo na ausência de qualquer queixa, que seja agendada consulta com um médico oftalmologista por altura do início do ano escolar, de forma a evitar estas situações. Mesmo em crianças e jovens que tiveram observações dentro da normalidade no passado, não devemos esquecer que neste grupo etário o próprio crescimento e alguns fatores comportamentais, como esforços muito prolongados de focagem para perto, podem introduzir mudanças profundas na saúde ocular e visual”.

No caso de já usarem óculos, o regresso às aulas “é também uma boa altura para uma reavaliação por parte do oftalmologista, pois as lentes dos óculos e as próprias armações podem ter ficado riscadas ou estragadas nas férias, já não estarem adaptadas ao tamanho da criança/jovem ou a graduação ter alterado, acrescenta Ana Vide Escada.

A médica oftalmologista acrescenta ainda que na idade pediátrica as exigências escolares e as atividades lúdicas que usam ferramentas informáticas devem ser equilibradas com uma vida ativa ao ar livre.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia apresenta algumas recomendações ergonómicas que podem contribuir para a saúde visual e ocular: a importância de escolher uma boa iluminação, a cadeira e a secretária devem ser adequadas para as tarefas de leitura, de modo a evitar posições erradas (como ler deitado de barriga para baixo) e certificando-se de que a distância de leitura é superior a 25 cm. É igualmente fundamental a realização de pausas periódicas e posicionar os monitores do computador e da televisão de modo a evitar reflexos indesejáveis. A SPO recomenda ainda que no computador, os olhos estejam a um nível superior (15 a 20⁰).

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) [1]
Foto: 
Freepik [2]
Sistema Sensorial [3]
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
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Ligações
[1] https://www.atlasdasaude.pt/fonte/sociedade-portuguesa-de-oftalmologia-spo [2] https://www.atlasdasaude.pt/foto/freepik [3] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/sistema-sensorial