A síndrome de Asperger é um distúrbio do espetro do autismo, de causa desconhecida, embora se pense que possa ter origem genética. As crianças com síndrome de Asperger apresentam dificuldades ao nível da interação social e problemas de comportamento mas, ao contrário do que acontece no autismo clássico, desenvolvem a linguagem e são capazes de comunicar verbalmente.
Por isso é tão importante compreender e aprender a gerir os comportamentos de uma criança com síndrome de Asperger.
Aos 18 meses, a criança já revela alguns sinais:
Em alguns casos, os médicos podem prescrever medicação para minorar problemas associados, como a ansiedade. Todas as crianças podem, porém, melhorar as suas competências sociais e de comunicação se tiverem acompanhamento especializado de educadores de ensino especial e outros técnicos. Quanto mais cedo se iniciar esse trabalho, em casa e na escola, melhores poderão ser os resultados.
Os comportamentos obsessivos e repetitivos têm, para estas crianças, uma função securizante. É importante não proibir ou contrariar impulsivamente (por exemplo, retirando-lhe da mão o objeto), o que pode causar-lhes grande agitação — é mais eficaz distraí-los.
A mudança é quase sempre mal recebida. Em questões de menor importância, como a criança insistir em só querer comer iogurtes de uma determinada marca, os pais devem facilitar e respeitar o pedido.
Alterações na rotina diária causam grande perturbação. Qualquer troca de planos — por exemplo, a criança está doente e vai ficar com a avó — deve ser antecipada, explicada e, sempre que possível, acompanhada.
Há características que são comuns a todas crianças com síndrome de Asperger, independentemente do seu quociente de inteligência. Tendem a interpretar literalmente qualquer palavra ou frase e têm muita dificuldade em captar um segundo sentido ou intenção, o que as faz falhar socialmente (na interpretação de tiradas humorísticas ou maliciosas) e traz problemas escolares (sobretudo no português). Além disso, apresentam dificuldades no que respeita à capacidade de adaptação (se todos os dias fazem o mesmo percurso e um dia o autocarro avaria, ficam perturbadas e é-lhes difícil reorganizarem-se para tomar uma decisão alternativa simples como “ir a pé”, “telefonar a alguém” ou “chamar um táxi”).
Cada caso é um caso, mas as competências de cada criança podem sempre ser estimuladas e melhoradas. Uma criança com síndrome de Asperger, acompanhada desde cedo, pode fazer o percurso escolar habitual. Estas crianças têm interesses muito específicos — números, mapas, um determinado período histórico, entre outros. Em alguns casos, essas capacidades são mais tarde dirigidas com sucesso a uma área de estudo ou de trabalho específica.
Ligações
[1] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/asperger-causas-nao-sao-totalmente-compreendidas
[2] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/asperger-perturbacao-que-afeta-interacao-social
[3] https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/aprendizagem-e-perturbacoes-do-espectro-do-autismo
[4] https://www.atlasdasaude.pt/foto/pixabay
[5] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/saude-infantil
[6] https://www.atlasdasaude.pt/autores/dra-mafalda-brito-pediatra-do-hospital-lusiadas-lisboa