Com acções de formação previstas para 2014

APCP e Ordem dos Nutricionistas encetam Protocolo de Colaboração

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Ordem dos Nutricionistas estabeleceram um Protocolo de Colaboração nas áreas de formação, partilha de informação, investigação e políticas de saúde relacionadas com os Cuidados Paliativos.

“Esta colaboração tem como objectivo ajudar à formação dos nutricionistas na área específica dos Cuidados Paliativos através da partilha de informação entre as duas entidades, assim como uma melhor integração e aceitação dos nutricionistas no seio das equipas de cuidados paliativos. A nutrição é imprescindível nos Cuidados Paliativos, englobando as diferentes fases da doença e a estratégia terapêutica”, refere Manuel Capelas, Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

Um dos aspectos a considerar é a necessidade de conhecer os hábitos alimentares da população que recebe cuidados paliativos, de forma a melhor controlar os sinais e sintomas associados.

“Nos Cuidados Paliativos a nutrição envolve essencialmente o campo da prevenção, reduz os efeitos adversos provocados pelos tratamentos e retarda alguns problemas, como a síndrome anorexia-caquexia.

A grande parte dos doentes em estado avançado de doença apresenta sintomas como náuseas, vómitos, alterações no paladar, anorexia, desnutrição aguda, fadiga, atrofia muscular e falta de ar.

Estes sintomas levam a uma menor ingestão de alimentos, o que agrava o quadro clínico e prejudica a qualidade de vida do doente”, explica Manuel Capelas.

“O papel do profissional de nutrição neste contexto é fundamental e faz a diferença. Um maior conhecimento destas problemáticas está na base desta parceria que tem já previstas algumas acções de formação para 2014”, finaliza Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

 

Sobre a APCP

A APCP, é uma associação profissional, que congrega profissionais de múltiplas áreas e proveniências, que se interessam pelo desenvolvimento e prática dos cuidados paliativos, que no entanto não é prestadora directa de cuidados a pessoas doentes e suas famílias.

Foi fundada na Unidade do IPO do Porto em 1995 e pretende essencialmente: Ser um pólo dinamizador dos cuidados paliativos no nosso país e um parceiro privilegiado no trabalho com as autoridades responsáveis pelo desenvolvimento destes serviços; Trabalhar em sinergia com organizações que visem o desenvolvimento dos CP e áreas afins em Portugal e no estrangeiro; Contribuir para a credibilização e garantia da qualidade das estruturas que prestam e/ou venham a prestar cuidados nesta área; Apoiar os profissionais de saúde que se queiram dedicar a esta área da saúde e fortalecer a investigação específica a desenvolver.

 

Sobre a Ordem dos Nutricionistas

A Ordem dos Nutricionistas é uma Associação Pública Profissional que tem por missão regular e supervisionar o acesso à profissão de nutricionista e de dietista e o seu exercício, elaborando as normas técnicas e deontológicas respectivas, velando pelo cumprimento das normas legais e regulamentares da profissão e exercendo o poder disciplinar sobre os seus membros, no quadro de um regime disciplinar autónomo.

 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.