Acne

É uma doença inflamatória da pele em que as secreções das glândulas sebáceas – sebo – são produzidas em excesso e retidas na pele. As bactérias multiplicam-se e libertam enzimas que alteram e provocam a inflamação do sebo.
Calcula-se que oitenta por cento dos indivíduos, entre os 12 e os 24 anos tenha acne. Mas pode surgir na idade adulta, sendo o sexo feminino o mais afectado.
O stress pode estar na sua origem (já que promove uma maior actividade das glândulas sebáceas) ou agravá-la, pois aumenta a tendência do indivíduo para espremer ou coçar borbulhas.
A exposição solar que, inicialmente, contribui para a inibição da produção de sebo, deve ser feita com a aplicação de um factor de protecção adequado e sem óleo. Caso contrário, a pele, em reacção, aumenta a sua espessura e a retenção do sebo. Cosméticos com óleo não devem ser utilizados, sendo preferível optar por maquilhagens e cremes concebidos para peles com acne.
Ao contrário do que se possa pensar, chocolates, azeitonas, marisco, gorduras ou bolos não são responsáveis por esta doença cutânea. Para combater esta doença deve consultar-se um dermatologista.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.