Férias com mais saúde I

Sol, calor & radiação ultravioleta: cuidados a ter com as crianças

Atualizado: 
30/07/2014 - 09:36
Chegou o verão, chegaram as férias! Apetece sair de casa e ir ao encontro da praia e do sol. Mas atenção, porque sol a brilhar implica cuidados a dobrar!

Este artigo tem como objectivo alertar pais e população em geral, para os cuidados a ter com as crianças nesta época estival. Siga os nossos conselhos e assim terá umas férias em segurança e com mais saúde!

Como é do conhecimento geral as crianças e os bebés constituem um grupo muito vulnerável ao calor intenso. Devido a este calor, a criança transpira intensamente, o que pode ser prejudicial e muito grave para a sua saúde. Por isso é necessário dar-lhe líquidos, com bastante frequência, e o melhor líquido é sem sombra de dúvidas, a água.

Assim, é importante que os adultos responsáveis pelas crianças conheçam os problemas inerentes a situações de calor e radiação ultravioleta intensas, bem como as medidas de prevenção a ter com as crianças em casa, na rua e, também, na praia. Não se esqueça que as crianças, normalmente, precisam de ajuda para se hidratarem convenientemente. Ofereça água com frequência.

Prevenção & calor

  • Em situações de calor intenso deverão ser tomados os seguintes cuidados:
  • Beber água (mesmo sem ter sede) e/ou sumos de fruta naturais (sem adição de açúcar) mais do que habitual e tomar refeições leves, frescas e mais frequentes;
  • Usar vestuário largo, leve e fresco (de preferência de algodão);
  • Proporcionar ambientes refrescantes em casa (fechar as persianas e promover a circulação do ar);
  • Evitar ir para o exterior durante os períodos de calor;
  • Não manter crianças dentro de carros estacionados (evite filas de trânsito e parques de estacionamento);
  • Assegurar o aprovisionamento de água e gelo.

Prevenção & radiações

Consulte o nível de radiação ultravioleta em www.meteo.pt. Quando o valor for elevado há cuidados a respeitar:

  • Usar roupas largas, leves e frescas, evitando a exposição directa da pele;
  • Usar chapéu de abas largas e óculos de sol com protecção UVA e UVB;
  • Usar protector solar com um índice elevado (≥ a 30) antes de sair para a rua e renová-lo de forma constante, sobretudo, após o banho ou transpiração;
  • Procurar sombras e locais frescos;
  • Evitar a exposição solar entre as 11h e as 17h;
  • Atenção especial em caso de nevoeiro ou vento.

Atenção
Os bebés com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar e deve evitar-se a exposição directa de crianças com menos de 3 anos.

Sabia que… As radiações solares podem provocar queimaduras na pele, mesmo debaixo de um chapéu-de-sol; e a água e a areia também reflectem os raios solares e estar dentro de água não evita as queimaduras solares das zonas expostas. As queimaduras solares diminuem a capacidade da pele para arrefecer.

DGS: Módulo CALOR do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas. Para mais informações contacte Linha Saúde 24 - 808 24 24 24. Consulte “Especial Verão 2014” em www.dgs.pt. Saiba o nível de radiação UV em www.meteo.pt

Pedro Quintas, Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária, ACES Baixo Mondego

Autor: 
Pedro Quintas
Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock