Conheça a mais actual

Roda dos alimentos

Conheça o que mudou na roda dos alimentos e aprenda a comer de uma forma mais variada, equilibrada e completa.
Roda dos alimentos

A roda dos alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal em 1977, no âmbito da campanha de educação alimentar "Saber comer é saber viver" e que ajuda a conhecer, escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.

A evolução dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua reestruturação, em 2003. Por isso, a nova roda dos alimentos mantém o seu formato original (Roda, ainda que em outros países a representação é feita através de pirâmide), associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica. Foram ainda objectivos desta reestruturação a promoção dos valores culturais e sociais dos portugueses ao promoverem-se produtos tradicionais como o pão, o azeite ou as hortícolas. Além disso, foram considerados objectivos pedagógicos e nutricionais.

Constituição da roda

Assim, a nova roda dos alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:

Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.

Embora não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida, recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 a 3 litros.

 

Sectores

Porções

Nutrientes

Cereais e derivados, tubérculos

Hortícolas

Fruta

Lacticínios

Carne, peixe e ovos

Leguminosas

Gorduras e óleos

28% - 4 a 11 porções

23% - 3 a 5 porções

20% - 3 a 5 porções

18% - 2 a 3 porções

5% - 1,5 a 4,5 porções

4% - 1 a 2 porções

2% - 1 a 3 porções

Hidratos de Carbono

Água, sais minerais, fibras

Vitaminas e água

Sais minerais e cálcio

Proteínas

Fibras vegetais

Lípidos

Roda anterior
Anterior à data da reestruturação, a constituição da roda dos alimentos era de apenas 5 grupos de alimentos sem indicação das porções recomendadas por dia. Os grupos de alimentos eram os seguintes:

 

I
Leite e derivados
II
Carne, peixe e ovos
III
Óleos e gorduras
IV
Cereais e leguminosas
V
Hortaliças, legumes e frutos

 

Fonte: 
Associação Nacional dos Nutricionistas
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock