Cimeira Mundial da Saúde

Região Centro representa Europa nas questões do envelhecimento saudável da Aliança M8

A Região Centro vai representar a Europa na Aliança M8 – o G8 da Saúde – para as questões do envelhecimento ativo e saudável, foi hoje anunciado.

A Região Centro está representada na Cimeira Mundial da Saúde, até terça-feira, em Berlim, por uma delegação composta pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a Universidade de Coimbra (UC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

"Um dos mais importantes resultados desta participação resultou no convite à Região Centro para ser o representante europeu no M8 Alliance para as questões do Envelhecimento Ativo e Saudável, tendo sido, neste contexto, convidada a integrar uma Action Iniciative da M8 Alliance onde participam países como o Japão, Canadá e Taiwan, com a temática o envelhecimento e os cuidados primários”, lê-se em nota de imprensa.

A nota diz que ainda que “as Action Iniciatives da M8 Alliance constituem as linhas estruturantes de ação que permitem o envolvimento dos seus membros em grupos de trabalho com um denominador comum".

A participação da região nesta Cimeira ocorre no âmbito do ‘workshop’ “Aging & Primary Care - Healthy Aging and End of Life Issues”, que aborda a importância da temática do envelhecimento ativo e saudável, área onde os municípios da Região têm revelado também grande dinamismo.

"A participação da Região nesta Cimeira, no ‘workshop’ Aging & Primary Care - Healthy Aging and End of Life Issues, decorre do amplo reconhecimento da Região a nível internacional, justificado pela inserção do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e da Universidade de Coimbra na M8 Alliance e do facto da Região Centro, através do consórcio Ageing@Coimbra, ter sido reconhecida, pela segunda vez, pela Comissão Europeia, como uma Região de referência em envelhecimento ativo e saudável, passando do nível 2 obtido em 2013 para 3 agora em 2016 (numa escala de 1 a 4)", refere a nota do CHUC.

No ‘workshop’ foi apresentada a importância da temática do envelhecimento ativo e saudável para a Região Centro, "onde existe um ecossistema inovador, com epicentro em Coimbra", que envolve a investigação científica, a translação do conhecimento, a prática clínica e a promoção do empreendedorismo.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock