Notifique no site do Infarmed

Reacções adversas

O medicamento é fundamental para a melhoria da doença e, apesar de estar bem estudado, quando é autorizada a sua utilização, esta deve ser vigiada para segurança dos doentes.

A autoridade reguladora (INFARMED) é responsável pela actividade fiscalizadora  protectora da saúde pública e segurança dos doentes, daí que deva conhecer todas as suspeitas de reacções adversas por medicamentos, que tenham ocorrido.

Assim, é fundamental dar a conhecer ao INFARMED a ocorrência de efeitos adversos. Pode fazê-lo através do preenchimento da ficha de notificação que é depois enviada ao INFARMED por correio, fax, email, ou através pode preencher a ficha no PortalRAM do site do INFARMED.

Os efeitos adversos graves e inesperados, isto é, os que não estão referidos no folheto informativo do medicamento devem ser sempre transmitidos ao INFARMED.

Junta-se o endereço do site para notificação das reacções adversas (PortalRAM no site do INFARMED): http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage

Prof. Doutora Maria Augusta Soares
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock