A iniciativa da Associação Portuguesa do Sono decorre amanhã

Rastreios gratuitos à apneia do sono chegam a Lisboa

A Gare do Oriente vai receber no dia 6 de junho, das 11h às 18h, uma mega-iniciativa de rastreios à qualidade do Sono e à Apneia do Sono com o Apoio da VitalAire, empresa de Cuidados Respiratórios Domicíliários, dos quais se destaca o tratamento do Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Os rastreios, gratuitos e abertos a toda a população, são uma iniciativa da Associação Portuguesa do Sono (APS) no âmbito da 4ª edição da Check-UP.

Ao longo deste dia, poderá efetuar um rastreio à Qualidade do Sono e Apneia do Sono e contar com uma equipa de profissionais de saúde que irá aconselhar e esclarecer sobre os fatores de risco que podem estar na origem deste distúrbio, além de compreender como a VitalAire poderá contribuir para melhorar a sua qualidade de vida.

De acordo com a Associação Portuguesa do Sono, “O sono constitui uma função fisiológica fundamental do ser humano, proporcionando-lhe a recuperação das energias despendidas durante o dia e permitindo-lhe realizar em boas condições físicas​ ​e​ ​mentais​ ​as​ ​tarefas​ ​do​ ​dia​ ​seguinte. 

A qualidade do sono pode ser influenciada por uma multiplicidade de fatores, como a luz ambiente, a temperatura e a humidade do quarto, o movimento, as doenças físicas ou psíquicas do próprio, o ressonar do companheiro/a, a partilha da cama com os filhos ou até a presença do animal​ ​de​ ​estimação​ ​no​ ​quarto. 

A falta de sono, designada por privação de sono, é um problema mundial. Atualmente dorme-se, em média, menos uma a duas horas do que anteriormente. De facto, os padrões atuais da vida acelerada das sociedades modernas condicionaram uma redução no número de horas de sono, refletindo em parte um aumento do número de horas de trabalho, mas também um aumento do tempo​ ​despendido​ ​a​ ​ver​ ​televisão​ ​ou​ ​no​ ​computador. 

Nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento de doenças relacionadas com o sono, tendo havido também uma maior consciencialização por parte dos médicos e da população. Assim, para além da privação crónica do sono, a insónia e a apneia do sono são perturbações muito frequentes​ ​atualmente. 

A apneia obstrutiva do sono é uma situação caracterizada por paragens respiratórias que se repetem várias vezes ao longo da noite e que originam diminuição dos níveis de oxigénio no sangue e despertares. Estes levam a uma má qualidade do sono, que se pode traduzir em hipersonolência durante o dia, podendo o doente adormecer com facilidade, mesmo a conduzir ou no local de trabalho. Por outro lado, a redução dos níveis noturnos de oxigénio no sangue pode levar a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, enfarte e arritmias, tendo estas sido apontadas como responsáveis pelo aumento da mortalidade observada nestes​ ​doentes. 

Quando existe a suspeita desta situação, o doente deverá ser enviado a uma consulta especializada de sono, para realização de um estudo de sono. Existe um tratamento eficaz para a apneia do sono, que passa frequentemente pela utilização durante a noite de um ventilador, designado por CPAP, que leva a um sono reparador com desaparecimento da hipersonolência diurna​ ​e​ ​redução do​ ​risco​ ​de​ ​doenças​ ​cardiovasculares. 

Neste rastreio geral da qualidade do sono, pretende-se avaliar a influência que podem ter determinadas doenças, nomeadamente a apneia do sono e avaliar ainda a influência de animais de​ ​companhia​ ​no​ ​espaço​ ​de​ ​descanso​ ​dos​ ​donos.

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock