1º Fórum Imunologia Janssen

Psoríase e artrite psoriática em foco

Debater a psoríase e a artrite psoriática sob diversas vertentes e juntando especialistas de Reumatologia e Dermatologia foi o mote para a realização do 1º Fórum Imunologia Janssen, que decorreu nos dias 29 e 30 de maio, na Figueira da Foz.

O evento, integrado na atividade do PEARLS, Programa de Educação Médica para a imunologia aplicada à dermatologia e reumatologia, desenvolvido pela Janssen Portugal, juntou mais de 200 participantes.

O 1º Fórum Imunologia Janssen percorreu vários aspetos relacionados com a psoríase e a artrite psoriática, abrangendo elementos da imunologia básica (como os mecanismos mediados pelas células T), passando também pela ciência básica, nomeadamente o seu papel nas abordagens terapêuticas. Em análise estiveram também os mais recentes dados sobre psoríase e artrite psoriática, a importância dos registos, a farmacoeconomia na perspetiva da prática clínica, os biomarcadores e as estratégias de gestão do tratamento da psoríase e artrite psoriática.

Na abertura das jornadas, José Antonio Burón, Diretor-Geral da Janssen, revelou que esta é uma das áreas terapêuticas prioritárias para a Janssen: “A Imunologia é uma das áreas que denominamos de stronghold, onde somos fortes em investigação, e onde se esperam mudanças científicas substanciais nos próximos cinco a 10 anos. Neste momento, encontram-se em pipeline duas novas moléculas que irão alargar o portefólio de produtos nesta área terapêutica”.

O primeiro dia das jornadas foi dedicado à análise da inibição de mecanismos que defendem o organismo da invasão de corpos estranhos, como é o caso das proteínas TNF, IL12, IL23, e IL17, numa intervenção realizada pelo Professor Doutor Rik Lories, (Bélgica). Para o Professor Doutor João Eurico Fonseca, um dos moderadores juntamente com o Dr. Rui Tavares-Bello, esta intervenção destacou-se por ter unido as duas áreas médicas, “confrontando alguns pontos de ligação entre a inflamação articular, nos doentes com artrite psoriática, e a inflamação cutânea nesses mesmos doentes.

A jornada prosseguiu no sábado, 30 de maio, desenvolvendo quatro grandes painéis temáticos: “A Decisão Terapêutica na Psoríase e na Artrite Psoriática”; “O Balanço entre Eficácia e Segurança”; “Tratamento Individualizado na Dermatologia e Reumatologia”, e a finalizar “State-of-the-Art na Psoríase e na Artrite Psoriática em 2015”.

A vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Dr.ª Isabel Viana, sublinhou a importância destas reuniões, que contribuem “para a formação médica e que permitem reunir duas especialidades que lidam com a mesma doença e o mesmo doente”.

O Dr. Menezes Brandão, do Serviço de Dermatologia do Hospital dos Lusíadas; a Professora Dra. Sofia Magina, responsável pelas unidades de psoríase e de fototerapia do Departamento de Dermatologia do Hospital São João; o Prof. Dr. Américo Figueiredo, da Universidade de Coimbra; o Dr. Paulo Varela, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, o Dr. Rui Tavares-Bello, do Serviço de Dermatologia do Hospital dos Lusíadas; o Prof. Doutor João Eurico da Fonseca do Centro Académico de Medicina de Lisboa, o Dr. Luís Cunha Miranda do Instituto Português de Reumatologia e a Dra. Anabela Barcelos do Centro Hospitalar de Aveiro fazem parte da Comissão Científica do Programa PEARLS.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.