Saúde capilar

Prevenir a queda de cabelo com produtos naturais

O Outono é uma estação de mudança e de renovação. Seguindo o ciclo da natureza, também o corpo humano se renova neste período, sendo uma das consequências mais visíveis a queda de cabelo. Embora a renovação capilar aconteça durante todo o ano (em média 50 a 100 cabelos por dia), nesta altura esse processo acentua-se. O uso de produtos naturais pode prevenir e ajudar a desacelerar o processo.

André Dourado, diretor da EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares, afirma que “a queda de cabelo sazonal, apesar de ser um processo natural, pode e deve ser prevenida e tratada através de soluções naturais. Uma das plantas utilizadas desde a Antiguidade contra a queda de cabelo é o alecrim, porque nutre e fortalece o cabelo, impedindo que ele caia tão rapidamente”.

Uma das medidas, mais fáceis e eficazes, sugeridas é a utilização de champô de alecrim, que reduz a queda de cabelo e que o deixa mais sedoso.

Para melhores resultados, explica, deve-se acrescentar ao champô uma cebola cortada. Deixa-se repousar durante 15 dias, retirando a cebola no fim deste período, e utiliza-se o produto sempre que lavar o cabelo.

Outras dicas que ajudam a travar a queda de cabelo passam por “massajar o couro cabeludo com infusões de alecrim, cerca de três vezes por semana, ou aplicar uma máscara de aloé com óleo essencial de alecrim, pelo menos 15 minutos antes de lavar o cabelo”.

Também os óleos de Jojoba, Baobab ou Rosa Mosqueta possuem importantes propriedades que nutrem e reparam o cabelo, apresentando-se como complemento ideal para o tratamento da perda capilar.

Soluções naturais que excluem os tratamentos químicos e que promovem um estilo de vida saudável e equilibrado. 

Ana Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock