Na Eslováquia

Portugal marca presença no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

Alguns membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, irão representar Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes – DiaEuro, que irá ocorrer entre o dia 21 e 29 de julho, em Bratislava, na Eslováquia.

Tanto durante os treinos e estágio realizados, como durante o próprio campeonato, será uma prioridade assegurar que todos os jogadores monitorizem a glicemia, reajam corretamente às hipoglicemias e às hiperglicemias e que façam uma boa gestão dos aspetos a ter em conta relativamente à alimentação e desporto, não só antes, mas durante e após a atividade física. A equipa será acompanhada pelo Enfermeiro Manuel Esteves Cardoso, que poderá dar apoio e ajudar em qualquer necessidade que surja.

Paula Klose, Presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), explica que esta é “uma excelente forma de promover o desporto enquanto forma eficaz de controlar a diabetes ao mesmo tempo que se incentiva a troca de experiência entre atletas nacionais e internacionais. Mais uma prova de que a diabetes não é limitadora! E apesar de a participação já ser muito importante, esperamos que Portugal chegue longe neste campeonato!”

Já Alexandra Costa, Coordenadora do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) acrescenta que “estas iniciativas permitem que jovens que vivem com diabetes representem o seu país e se consagrem campeões, não só pela modalidade desportiva, mas também pelos seus valores de inclusão, força de vontade e capacidade de gestão da diabetes.”

A equipa é constituída por João Nabais, André Freixieiro, Jorge Vieira, Pedro Magalhães, João Carrasco, Luís Metrogos, Bernardo Rodrigues, Rafael Carias, Bruno David, Celso Freitas, Sandro Almeida e João Amorim, sendo que Bernardo Rodrigues integra a equipa desde a primeira participação no DiaEuro e Jorge Vieira, Pedro Magalhães e Sandro Almeida integram a equipa pela primeira vez. Este ano a maior parte dos jogadores são provenientes de Lisboa e da Margem Sul, no entanto existem jogadores desde Águeda até Loulé.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay