Direção-Geral da Saúde

Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Controlo da Dor

O Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Controlo da Dor, que substituiu o Programa Nacional de Controlo da Dor, foi aprovado por despacho do Diretor-Geral da Saúde, de 30 de outubro de 2013.

Com a aprovação do Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Controlo da Dor (PENPCDor), que abrange a população portuguesa e tem um horizonte temporal de três anos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) pretendeu dar continuidade aos objetivos que então presidiram à criação do Programa Nacional de Controlo da Dor (PNCD), alguns dos quais mantêm plena atualidade.

A implementação do PENPCDor fez-se através da execução das ações prioritárias nele definidas, realizadas por equipas de trabalho, acompanhadas por um núcleo coordenador e por elementos da Direção-Geral da Saúde, tendo em vista a introdução e reforço da capacidade organizativa e de modelos de boas práticas na abordagem da dor.

 

Pode consultar também as publicações anteriores que estiveram na origem do PENPCDor.

Programa Nacional de Controlo da Dor (2008)                      Plano Nacional de Luta Contra a Dor (2001)

                                              

Fonte: 
Informação integral da Direcção Geral da Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock