Dicionário de A a Z

Oxitocina

A oxitocina é uma hormona segregada em tecidos cerebrais e sintetizada pelo hipotálamo.

Esta pequena mas crucial região do cérebro onde é sintetizada, o hipotálamo, controla reacções biológicas como a fome, a sede e a temperatura do corpo, bem como as reacções viscerais de luta ou fuga associadas a emoções básicas como o medo e a ira.

Apesar de ser uma hormona, que viaja na corrente sanguínea e afecta todo o organismo, a oxitocina actua também como um neurotransmissor , permitindo a comunicação das células cerebrais, no entanto, foi considerada durante anos uma simples hormona reprodutiva existente em ambos os sexos.

Tanto nos seres humanos como nos animais, este mensageiro químico estimula as contracções uterinas no trabalho de parto e induz a produção de leite para a amamentação do bebé. Aliás, segundo alguns cientistas, o sistema de vinculação nos mamíferos estará associado com a oxitocina. Isto porque foi encontrada em elevadas concentrações durante e após o nascimento e demonstrou-se que está envolvida na bioquímica do afecto.

É também libertada, em ambos os sexos, durante as relações sexuais.

Fonte: 
Diário de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock