Diarreia infantil

Os cuidados com a alimentação das crianças

Atualizado: 
07/12/2018 - 17:57
A diarreia afeta a maioria das crianças, sobretudo, entre os seis e os 24 meses. Apesar de bastante frequente, há que prestar atenção aos seus sinais e ter alguns cuidados no que diz respeito à alimentação.

Para além da desidratação, a diarreia é responsável ainda pela perda de apetite e má absorção dos nutrientes – o que compromete o estado nutricional da criança e pode levar ao agravamento da doença.

Algumas práticas inadequadas durante o seu tratamento, como a suspensão da alimentação ou a manutenção de dietas com poucas calorias, podem trazer prejuízos ao desenvolvimento e crescimento infantil, agravando a perda nutricional.

Deste modo, aconselha-se a que se mantenha a alimentação da criança o mais próximo do normal possível, não só garantindo a manutenção do seu peso, como evitando o agravamento do seu estado de saúde.

As crianças que ainda se alimentam de leite materno devem continuar a ser amamentadas, uma vez que este é um alimento de fácil absorção e bem tolerado pelo organismo, mesmo durante os episódios de diarreia.

Quando as crianças já comem alimentos sólidos, estes devem ser ingeridos em pequenas quantidades e em intervalos mais curtos de forma a combater a perda de apetite.

O leite é uma excelente fonte de proteína e cálcio. Em caso de intolerância deve ser substituído por outra fórmula sem lactose, mas com valores adequados de nutrientes. Substituir o leite por bebidas de soja, por exemplo, pode fazer com haja uma quebra nutricional, uma vez que estas bebidas não apresentam cálcio e vitamina D nas quantidades apropriadas.

A carne – fonte de proteínas, ferro e vitaminas do complexo B – deve ser cozida, cortada em pedaços, moída ou até desfiada, de modo a ser melhor tolerada durante estes episódios de desconforto gástrico. Deve dar-se preferência às carnes brancas em vez das vermelhas.

Os hidratos de carbono são fontes energéticas importantes e devem fazer partes das refeições quotidianas. O pão torrado costuma ter melhor aceitação por parte das crianças que sofrem de enjoos matinais.

Os legumes devem ser cozidos e devem-se evitar apenas algumas frutas – como é o caso do mamão e da ameixa, devido ao seu efeito laxante, e abacate devido ao elevado teor de gordura.

Se estes são os alimentos que devem ser privilegiados em situação de diarreia infantil, saiba que deve evitar os alimentos fritos, açucarados e condimentados, assim como gorduras.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock