Drogas sintéticas

Operação da PJ leva à apreensão de 1,6 toneladas de BMK

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, apreendeu, nos últimos dias, cerca de 1,6 toneladas de uma substância identificada laboratorialmente como sendo BMK (Fenil1-porpanona2), que é utilizada na produção de drogas sintéticas.

A substância em causa chegou a Portugal por via aérea proveniente de um país asiático e tinha como destino final um outro país europeu, para onde seguiria por via terrestre caso não tivesse sido apreendida, informa a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.

A droga foi importada por membros de um grupo organizado transnacional tendo em vista a produção de elevadas quantidades de drogas sintéticas, designadamente ecstasy, escreve o Sapo.

Esta ação da Polícia Judiciária contou com a colaboração da Autoridade Tributária, estimando-se que a substância apreendida possibilitasse a produção de cerca de 10 milhões de comprimidos de ecstasy.

Drogas matam meio milhão de pessoas por ano
Cerca de meio milhão de pessoas morre todos os anos no mundo devido ao consumo de drogas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Portugal, 27 pessoas morreram por overdose em 2016, depois de dois anos consecutivos com o aumento deste tipo de mortalidade, segundo o último relatório anual sobre a situação em matéria de drogas e toxicodependência.

No entanto, houve 208 mortes relacionadas com o consumo de droga em Portugal nesse ano, mais 20 do que no ano anterior.

 

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay