Reino Unido

Médicos fazem o primeiro transplante de mãos

Um homem de 57 anos é a primeira pessoa no Reino Unido a receber um duplo transplante de parte das mãos após um acidente de trabalho, há três anos, informaram hoje os meios de comunicação britânicos.

Chris King, da localidade de Doncaster, foi operado no hospital Leeds General Infirmary, no norte de Inglaterra.

O paciente, que, num acidente laboral com uma máquina de prensar, perdeu parte das mãos, com exceção dos polegares, afirmou que já executa algum movimento e qualificou "a doação" como "formidável”.

“Não poderia pedir nada melhor. É melhor que ganhar a lotaria, porque se sente tudo outra vez”, declarou Chris King aos media, sublinhando: “são as minhas mãos, as minhas mãos realmente. O sangue corre por elas. Os meus tendões estão unidos. São meus”.

O médico Simon Kay, especialista em cirurgia plástica, no centro médico de Leeds, foi o responsável pela operação, a primeira em que se transplantou duas mãos a um só paciente.

Segundo o especialista, nesta intervenção existiram outros aspetos a ter em conta, uma vez que não se tratou de órgãos internos.

“Ninguém se importa com o aspeto de um rim, desde que este funcione”, mas no caso das mãos, os especialistas devem considerar a compatibilidade imunológica, bem como a sua adequabilidade, pois estas “são vistas todo o tempo”, afirmou Simon Kay.

O paciente, Chris King, disse acreditar que rapidamente possa vir a segurar uma garrafa de cerveja e desabafou que as mãos parecem terem sido "feitas à medida”.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay