Perguntas e respostas

Medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos são medicamentos com a mesma substância activa, forma farmacêutica e dosagem, e com a mesma indicação terapêutica, que o medicamento de marca, inovador, que lhe serviu de referência.
Genéricos

Os medicamentos genéricos têm a mesma qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos de marca?

Sim. Para os medicamentos genéricos obterem do Infarmed uma autorização para a sua comercialização, têm de provar, através de estudos científicos, que são equivalentes aos medicamentos de marca, ou seja, que possuem a mesma qualidade, segurança e eficácia.

 

Como é garantida essa qualidade, segurança e eficácia?
Aos medicamentos genéricos aplicam-se os mesmos procedimentos ao nível da inspecção, comprovação da qualidade e monitorização de segurança que aos medicamentos de marca.

No processo de avaliação para entrada no mercado os medicamentos genéricos têm que demonstrar a sua equivalência com o medicamento de marca. O Infarmed e as autoridades europeias competentes garantem de igual forma a qualidade, segurança e eficácia de todos os medicamentos.

Porque são mais baratos?
A Investigação e Desenvolvimento (I&D) de medicamentos é um processo moroso e muito dispendioso. Para que seja possível às empresas rentabilizar o investimento realizado, usufruem de um período de tempo (cerca de 10 anos) em que comercializam o medicamento em exclusividade (patente). Após esse período, passa a ser possível a outras empresas produzir e vender esse medicamento, é nesta altura que entram no mercado os medicamentos genéricos.

Como não precisam de incorporar no preço os custos de I&D os medicamentos genéricos têm preços significativamente mais baixos.

Como identifico um medicamento genérico?
Os medicamentos genéricos são identificados pela sigla MG, inserida na embalagem exterior do medicamento.

Existem medicamentos genéricos para todos os medicamentos?
Não, mas já existem medicamentos para mais de 200 substâncias activas, pelo que, quer o médico, quer o farmacêutico devem informar o doente sobre a existência de medicamentos genéricos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde e sobre aquele que tem o preço mais baixo.

Onde posso obter mais informação sobre medicamentos genéricos?
O Infarmed tem uma Linha do Medicamento, gratuita, 800 222 444, que funciona todos os dias úteis, das 9 às 13 e das 14 às 17 horas, através da qual poderá colocar as suas questões.

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock