Quais os perigos?

Medicamentos e internet

A internet é sem dúvida uma ferramenta de grande utilidade para todos, contudo há que ter algum cuidado quando se efectuam compras de medicamentos "on-line".

Quais os principais perigos de comprar medicamentos na internet sem segurança?
Quem aposta a sua saúde na internet, comprando medicamentos fora dos canais licenciados, corre riscos desnecessários. Eis alguns:

Mesmo que o site tenha uma aparência credível, isso não significa que esteja autorizado a vender medicamentos pela internet, não estando garantida a segurança, qualidade e eficácia dos medicamentos.

  • Os medicamentos podem ser falsificados ou contrafeitos, terem a composição alterada, estarem fora do prazo ou terem sido transportados sem quaisquer precauções; como consequência, podem não fazer o efeito pretendido ou causar efeitos secundários inesperados.
  • Muitos sites vendem medicamentos sem que haja a intervenção de um profissional de saúde, sem considerarem a história clínica ou a existência de outras doenças, aumentando o risco para quem os toma.
  • O medicamento encomendado pode não chegar a ser enviado ou ficar retido na Alfândega.
  • Alguns sites não garantem a confidencialidade dos dados pessoais.

Como comprar medicamentos na internet em segurança?
Para não arriscar a sua saúde, saiba como pode usar a internet para encomendar medicamentos:

  • Em Portugal, só as farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica que estejam registados no Infarmed podem aceitar encomendas de medicamentos através da internet.
  • O facto de um site estar sediado em Portugal ou ser escrito em português não significa que esteja autorizado a utilizar a internet para receber encomendas de medicamentos.
  • A compra através dos sites registados no Infarmed garante que a dispensa dos medicamentos é feita pelos profissionais habilitados daqueles estabelecimentos; garante ainda que o transporte dos medicamentos é feito em condições controladas e que, no acto de entrega, são prestadas as informações necessárias à toma do medicamento.

Para saber quais os sites registados, consulte a lista de farmácias e locais de venda autorizados no site do Infarmed.

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock