22 de julho - Dia Mundial do Cérebro

Lançamento da Plataforma de Saúde Mental e Neurológica

No próximo dia 22 de julho, Dia Mundial do Cérebro, vai ser lançada a Plataforma Saudementalpt. A primeira plataforma online que agrega informação fidedigna sobre a área da saúde mental e neurológica, que mapeia as respostas existentes desta área, a nível nacional, e cuja ação resulta de uma vasta rede de parceiros do 3º setor.

Nasce um projeto de inovação social na área da saúde mental e neurológica, promovido pela Sentido de Si – Associação de Saúde Mental em parceria com a empresa tecnológica GoUpBuzz.

Esta plataforma responde à necessidade de dar a conhecer as respostas, e projetos, existentes a nível nacional na área da saúde mental e neurológica, tornando-se a primeira, e única, plataforma online em Portugal, que agrega e disponibiliza, de forma privilegiada, informação, recursos e um motor de pesquisa com as respostas do 3º setor, a nível nacional, da área da saúde mental e neurológica. A sua atividade será dinamizada pela Comissão Científica, da qual fazem parte entidades e personalidades de renome, e da vasta rede de parceiros.

Nascerá assim, no próximo dia 22 de julho, dia Mundial do Cérebro, a Plataforma de Saúde Mental e neurológica que só estará ativa para o público em geral a partir desse dia.

A inauguração será enriquecida com a Comemoração do Dia Mundial do Cérebro em parceria com a World Federation of Neurology que tem como tema anual “O AVC é um ataque ao Cérebro: Previna-o! Trate-o!”.

A plataforma Saudementalpt, estará disponível no site http://www.saudementalpt.pt a partir do próximo dia 22 de julho de 2017, e pode ser consultada por qualquer utilizador(a) de forma simples e gratuita. Os utilizadores registados - cidadão, profissional ou entidade, podem por sua vez usufruir de funcionadas especificas, e especializadas, de acordo o seu perfil e necessidades.

O objetivo da plataforma Saudementalpt é dotar o cidadão, e o cidadão com experiência em doença mental ou com qualquer afetação neurológica (o doente e/ou o cuidador) de informação, de forma a potenciar respostas mais atempadas, e eficientes, na promoção da saúde e bem-estar mental e neurológica.

O projeto esteve em fase piloto e conta já com mais de 300 pessoas pré-inscritas, mais de 15 elementos na Comissão Científica (entre entidades e profissionais) e com mais de 40 entidades parceiras, integradas no “mapa” nacional de entidades, e apresentadas nas diferentes páginas da Plataforma. Mais de 40 recursos (nacionais e internacionais) sobre esta área da saúde apoiam a literacia em saúde mental e neurológica.

Fonte: 
Saúde Mental pt
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.