Questões comuns

Implantes mamários

Normalmente surgem muitas dúvidas quando se põe a hipótese de colocar implantes mamários. Aqui procuramos ajudá-la a ficar esclarecida.
Implantes mamários

Gravidez e amamentação
Os implantes mamários não interferem com a capacidade de amamentação. Não existe evidência de aumento de doenças em crianças amamentadas por mulheres com implantes mamários.

Cancro mamário
Não existe associação conhecida entre cancro da mama e implantes mamários.

 

Mamografia
Todos os implantes mamários interferem com a capacidade dos raios X em detectarem sinais precoces de cancro mamário, quer por bloquearem os raios X, quer por comprimirem o tecido mamário.

As mulheres com implantes mamários devem informar o seu médico radiologista, para que o método mais apropriado de detecção de cancro mamário possa ser utilizado, o que pode passar por mais doses de radiação para a execução do rastreio do cancro da mama, por necessidade de obtenção de ângulos adicionais.

Por outro lado evitar-se-á, durante a execução do exame, o exercício de pressões elevadas na mama de forma a minimizar o risco de ruptura.

A colocação de implantes submusculares (por debaixo do músculo) torna a obtenção de imagens mamográficas mais fáceis que com os implantes colocados em cima do músculo (subglandulares).

Por vezes formam-se depósitos de cálcio em torno do implante mamário que podem não ser facilmente distinguíveis de cancro mamário. Por esse motivo podem determinar, por vezes, a execução de biópsia ou eventual cirurgia para esclarecimento da situação.

Viagens
Os implantes mamários não estão sujeitos a perigo de ruptura durante as viagens de avião.

Outras precauções
Informe-se de forma clara quais as implicações da colocação de implantes mamários nas diferentes actividades físicas e consumo de tabaco.

Implicações financeiras
Procure esclarecer-se junto do seu cirurgião e da instituição onde vai ser operada dos custos inerentes à cirurgia, consultas subsequentes, meios de acompanhamento, nomeadamente, para detectar rupturas e de eventuais cirurgias posteriores que se venham a revelar necessárias (por exemplo em caso de ruptura ou contractura).

Implantes mamários: um compromisso a longo prazo
Deve ter em conta que a decidir-se pela colocação de implantes mamários está assumir um compromisso para o resto da vida, uma vez que não existe garantia vitalícia para o procedimento. Com efeito, numa mulher jovem é provável que venham a ser necessárias novas intervenções ao longo da vida para manter os benefícios alcançados. Esclareça-se junto do cirurgião, acerca do número de cirurgias que poderá esperar no futuro.

Deve seguir os conselhos do cirurgião devendo ser observada em consultas regulares de forma a detectar qualquer alteração. Procure esclarecer a duração desse acompanhamento e se este deve ter lugar quando surgem queixas ou se é feito numa base periódica.

Deve obter e conservar a informação relativamente aos implantes aplicados: fabricante, lote, estilo e número de catálogo.

Deve estar atenta a qualquer alteração que detecte nas mamas durante a sua actividade diária, nomeadamente, no banho e quando se veste.

Consentimento informado para a cirurgia O consentimento para a cirurgia deve ser o culminar de um processo informativo da tomada de decisão. Deve equacionar se todas os seguintes requisitos estão preenchidos:

  • Uma explicação sobre o significado de assinar o consentimento informado;
  • Se todas as suas dúvidas estão esclarecidas;
  • Se está na posse de todos os detalhes da cirurgia a efectuar bem como dos tratamento subsequentes;
  • Se está informada sobre o que irá provavelmente sentir após a cirurgia;
  • Se está informada acerca das alterações esperadas a curto e longo prazo após a cirurgia bem como das possíveis complicações;
  • Se está informada de quais são e qual o destino que terão os seus dados num eventual sistema nacional de recolha de dados sobre implantes mamários;
  • Se pode recusar a cirurgia até ao último minuto se mudar de opinião.

Fontes de informação
Sempre que necessário deverá procurar obter informações adicionais sobre os implantes mamários. Enumeram-se algumas da fontes de informação possíveis:

  • Médico assistente
  • Médico especialista na área
  • Infarmed
  • Fabricante dos implantes mamários
  • Ordem dos Médicos
Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock