Relatório

Hospitais da Amadora, Lisboa e Algarve lideram a lista dos que mais queixas recebem

Hospitais da Amadora, Lisboa e Algarve são os que receberam o maior número de reclamações. Queixas de utentes de serviços de saúde dispararam quase 20% no ano passado.

As reclamações no setor da saúde dispararam no ano passado. Ao todo, foram feitas 70.120 reclamações pelos utentes dos serviços de saúde, o que representa um aumento superior a 18% em relação a 2016. Hospitais da Amadora, Lisboa e Algarve lideram no número de reclamações, de acordo com o relatório do Sistema de Gestão de Reclamações.

O “procedimentos administrativos” foram o principal motivo das reclamações, respondendo por 20,3% das queixas, superando os tempos de espera que lideram no ano anterior. Foi “particularmente reclamada a qualidade da informação institucional disponibilizada“, refere o documento divulgado, esta quinta-feira, pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Seguem-se os “tempos de espera” (19,5% das reclamações), “em especial o tempo de espera para atendimento clínico não programado superior a uma hora”. Por fim, a “focalização do utente”mereceu 17% das queixas, “salientando-se as questões relacionadas com delicadeza/urbanidade do pessoal clínico”.

 

 

Fonte: 
Economia Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock