International Meeting on Cancer Innovation

Futuro do tratamento do cancro vai ser discutido sexta-feira no Porto

O futuro do tratamento do cancro, as novas terapêuticas e as técnicas cirúrgicas de última geração no combate ao cancro serão discutidos no International Meeting on Cancer Innovation que começa sexta-feira no Porto.

Em declarações, a responsável pela conferência, Bárbara Parente, coordenadora Norte e da Unidade do Pulmão do Instituto CUF de Oncologia no Porto, disse que vão ser abordadas "as diferentes áreas, desde o diagnóstico, aos métodos de estadiamento, até à melhor terapêutica médico-cirúrgica”.

“Na área clínica a evolução é enorme, há imensas terapêuticas inovadoras, nomeadamente no melanoma, que é um dos temas que amanhã [sexta-feira] será abordado, mas também no pulmão há um crescendo. Quase todos os meses temos de alterar os ‘guidelines’ devido ao surgimento de novas terapêuticas, nomeadamente a imunoterapia”, sublinhou.

De acordo com Bárbara Parente, “tem havido tantas mais-valias que é necessário que estas reuniões sejam efetuadas anualmente, para que se possa dar o melhor aos doentes e, por outro lado, se possa atualizar conhecimentos”.

Na área cirurgia também “há novas tecnologias, novas metodologias cirúrgicas, métodos cada vez menos invasivos e cada vez mais diferenciados, quer a nível do pulmão, quer a nível do colorretal, quer ao nível das terapêuticas combinadas”.

“Hoje em dia não se faz uma técnica, uma cirurgia, uma quimioterapia ou uma terapêutica ‘target’. Cada vez se trabalha mais em equipa, o clínico com cirurgião, com o anatomopatologista, com o radioterapeuta e com o imagiologista, porque o doente é um todo e o que nós pretendemos é tratá-lo da melhor maneira e otimizar o seu tratamento”, referiu.

Segundo a organização, no encontro, que começa na sexta-feira, no Porto, e termina, no sábado, em Lisboa, vão participar alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais na área do combate ao cancro e também dos cuidados paliativos.

O Instituto CUF de Oncologia e a Academia CUF, responsável pela atividade formativa e científica da José de Mello Saúde, são as entidades organizadoras desta conferência internacional.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock