Dicionário de A a Z

Flúor

O flúor é uma das armas mais eficazes na prevenção da cárie. O flúor actua diminuindo a capacidade de desmineralização e promove a remineralização do esmalte.
Flúor

É um mineral natural, encontra-se na água e nos alimentos (mariscos, peixes do mar, gelatina e chá), e existe no corpo humano sob a forma de sais complexos nos ossos e no esmalte dos dentes. Pode ainda ser encontrado em pastas dentífricas fluoretadas, essenciais para uma boa higiene oral e saúde dos dentes. A sua carência traduz-se no aparecimento de cáries dentárias.

A presença de certas bactérias e açúcares são uma mistura explosiva para os nossos dentes. A sua conjugação produz o aparecimento de ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Por outro lado, existem momentos - quando a saliva está menos ácida – em que ocorre justamente o oposto, a reposição de minerais que tornam os dentes mais resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais são depositados de forma mais eficaz, ajudando a fortalecer os dentes e a prevenir a sua dissolução durante a próxima fase de desmineralização.

Os dentífricos com flúor são a forma mais fácil e com excelentes resultados, de providenciarmos flúor às camadas externas de esmalte, para assim as tornarmos mais resistente aos ataques ácidos das bactérias. Por outro lado, em determinadas situações, os comprimidos de flúor e as aplicações profissionais de vernizes fluoretados, podem ser uma alternativa ou complemento. É necessário criar procedimentos preventivos, de forma a efetivar a tomada de decisões e estratégias de controlo para eliminar futuras necessidades de tratamentos.

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock