Sociedade Portuguesa de Coloproctologia

Especialistas debateram Crohn no CHCB

Sábado, dia 27 de janeiro, a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia e o Centro Hospitalar Cova da Beira realizaram a 1ª edição de 2018 da Reunião Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia no auditório do Hospital Pêro da Covilhã – Centro Hospitalar Cova da Beira.

“Doença de Crohn: da clínica à terapêutica” foi o tema central da reunião que contou com as palestras de Cirurgiões e Gastrenterologistas provenientes de vários hospitais do país, e com a presença do Presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, o cirurgião Dr. Pedro Correia da Silva e do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), o cirurgião Dr. João Casteleiro.

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica do intestino, que pode afetar as pessoas desde criança até à fase adulta, com grande impacto sobre a qualidade de vida. Em Portugal, esta doença imunológica tem vindo a aumentar a prevalência, estimada em 73 por cada 100 000 habitantes.

Com o propósito de atualizar conhecimentos, a Reunião Clínica promoveu a troca de experiências e ideias, a análise e discussão de casos concretos, bem como foram apresentados novos procedimentos de diagnóstico, que permitem a identificação precoce da doença e recentes recursos terapêuticos, que poderão assegurar ao doente o melhor tratamento possível, dependendo da fase da sua doença.

Nesta reunião científica foram abordados, entre outros temas, os “Critérios de diagnóstico”, “Quando suspeitar de uma diarreia”, “Quando suspeitar de uma fístula ou fissura”, “Tratamento médico”, “Doença na gravidez, as vacinas e efeitos secundários da medicação” e “O papel do cirurgião na doença de Crohn”.

O auditório do CHCB contou com uma numerosa e atenta plateia composta por médicos especialistas, enfermeiros, internos do ano comum e da especialidade, técnicos superiores de saúde e alunos, que no final das apresentações participaram de forma ativa no debate gerado pelo tema em análise.

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.