Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Especialistas de consórcio que estuda fragilidade dos idosos na Europa reunidos em workshop

Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra integra projeto FOCUS, iniciativa no valor de quase 2,4 milhões de euros, cofinanciada pela Comissão Europeia.

Trinta e cinco especialistas de Portugal, Espanha, Holanda, Itália, Luxemburgo, Polónia e Reino Unido estão reunidos, amanhã (dia 27 de janeiro), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)/Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), para um workshop no âmbito do consórcio FOCUS (Frailty Management Optimisation through EIP-AHA Commitments and Utilisation of Stakeholders Input), que tem como objetivo implementar medidas e ferramentas para ajudar a lidar com o problema da fragilidade dos cidadãos idosos na Europa.

“Update and next steps in frailty within EIP-AHA - European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing” (“Atualização e próximos passos na fragilidade no âmbito da Parceria Europeia para a Inovação na área do Envelhecimento Ativo e Saudável”) é o título deste workshop do projeto FOCUS, que em Portugal é participado pela ESEnfC, através do professor coordenador João Alves Apóstolo, e pela Universidade de Aveiro (professora Silvina Santana).

O projeto FOCUS surge como resultado do trabalho feito pela Parceria Europeia para a Inovação na área do Envelhecimento Ativo e Saudável, de cujo Grupo de Declínio Cognitivo o investigador da ESEnfC é membro.

Iniciativa no valor de quase 2,4 milhões de euros, cofinanciada pela Agência de Execução para os Consumidores, a Saúde, a Agricultura e a Alimentação (CHAFEA) da Comissão Europeia, o projeto FOCUS é coordenado pela Universidade de Valência (Espanha) e pretende contribuir para a redução do peso da fragilidade na Europa através do desenvolvimento de metodologias e instrumentos com foco no diagnóstico precoce, no rastreio e na monitorização da fragilidade nos idosos.

A intenção do projeto FOCUS é auxiliar todos os profissionais no terreno, desde aqueles que planeiam serviços e cuidados de saúde para cidadãos debilitados, até aos profissionais de saúde que os acompanham e tratam.

Desde quarta-feira (25 de janeiro) que os parceiros do FOCUS estão reunidos em Coimbra, no âmbito do encontro semestral do projeto.

Além da ESEnfC, da Universidade de Aveiro e da Universidade de Valência, participam no projeto FOCUS o instituto Roessingh Research and Development (Holanda), a ESAM (Estudios de Software Avanzado y Mantenimiento de Tecnologia Sociedad Limitada) (Espanha), a Everis Spain SLU (Espanha), a Fundação IRCCS CA’ Granda - Ospedale Maggiore Policlinico (Itália), o Instituto de Investigação Farmacológica Mario Negri (Itália), a Universidade Médica de Wroclaw (Polónia) e o Centro de Investigação para o Envelhecimento Saudável da Universidade de Aston (Reino Unido).

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock