Saiba o que fazer

Enregelamento dos membros

O enregelamento é uma situação que resulta da exposição excessiva ao frio ou pelo contacto com objectos extremamente frios. Consiste no congelamento das camadas superficiais dos tecidos da pele e afecta principalmente, as bochechas, os lóbulos das orelhas e os dedos das mãos e dos pés.

 

Sintomas
Os sintomas incluem arrepios, uma sensação de formigueiro e adormecimento dos pés, mãos e orelhas, a pele torna-se branca, pálida e a camada superficial da pele fica rígida.

 

 

O que fazer?

·         Reaquecer suavemente a zona corporal afectada, soprando ar quente ou colocando-a em contacto com uma parte do corpo que tenha calor (por exemplo, se os dedos das mãos forem afectados, colocá-los nas axilas para aquecerem);

·         Se os dedos das mãos começarem a formigar, fazer vários movimentos rotativos com o punho; se forem os dedos dos pés, desapertar os sapatos e bater com os pés no chão, a fim de aumentar a circulação sanguínea.

O que não fazer?

·         Não massajar a zona corporal afectada, pois pode danificar os tecidos afectados;

·         Iniciar o aquecimento por um banho de água morna;

·         Nunca deve usar objectos quentes (sacos de água quente) directamente na zona afectada, mas enrolados em toalhas quentes e secas;

·         Não permitir que a pessoa ingira bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína ou fume.

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock