Região Centro:

Enfermeiros premiados por projectos de melhoria dos cuidados

Três projectos de melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem na Região Centro vão ser premiados no âmbito de um colóquio a realizar a 6 de Dezembro em Oliveira de Azeméis, que finaliza um concurso realizado pela Ordem dos Enfermeiros.

No colóquio, que contará com a presença do Sr. Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enf.º Germano Couto, serão apresentados os nove projectos finalistas dos 34 que se candidatarem nesta segunda edição do concurso CUIDAR.

A primeira edição deste concurso, em 2012, teve como destinatários enfermeiros com domicílio profissional nos distritos da Guarda e Castelo Branco. No presente ano abrangeu os distritos de Viseu e Aveiro, e em 2014 incidirá nos de Coimbra e Leiria.

Foi criado pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) para premiar projectos que se destinem a obter ganhos em Saúde sensíveis aos Cuidados de Enfermagem.

Das 34 candidaturas que se apresentaram ao CUIDAR’13 o júri seleccionou nove como finalistas, sendo oito de enfermeiros com domicílio profissional no distrito de Aveiro e um do distrito de Viseu.

No colóquio a 6 de Dezembro, a decorrer na escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, serão escolhidos os três vencedores com os prémios “Excelência”, “Competência” e “Inovação”, atribuindo-lhes montantes pecuniários de 1.500, 1.000 e 500 euros, respectivamente. A quase totalidade dos projectos finalistas reporta-se à melhoria dos cuidados diferenciados, hospitalares. Dois projectos são da área da cirurgia de ambulatório, um deles de acompanhamento de doentes após a intervenção cirúrgica e um outro centrado no sistema de informação em Enfermagem.

Na área da Saúde Materna foram seleccionados duas candidaturas, uma que desenvolve um sistema de informação em Enfermagem, entre a maternidade e o centro de saúde, e outra de acompanhamento dos recém-nascidos um mês após a alta.

O controlo de ansiedade e a adesão à medicação, para reduzir internamentos, são os temas dos dois projectos finalistas na área da Saúde Mental e Psiquiatria.

No domínio da doença crónica foram escolhidos três projectos. Um contemplou o desenvolvimento de uma aplicação informática móvel para monitorização das feridas, um outro de acompanhamento de cuidadores informais de doentes de Alzheimer e após AVC (Acidente Vascular Cerebral). Um terceiro visou a uniformização e melhoria da informação entre hospital e centro de saúde.

Na sua primeira edição, em 2012, o CUIDAR recebeu 19 candidaturas a concurso, da autoria de profissionais ligados a instituições de saúde dos distritos de Castelo Branco e Guarda. Foi lançado pelo Conselho de Enfermagem Regional da OE para incentivar e premiar projectos de melhoria contínua da qualidade desenvolvidos por enfermeiros nas instituições de saúde dos seis distritos da Região Centro, abrangidos pela SRC.

O júri que apreciou os trabalhos é composto por enfermeiros ligados aos cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados, bem como ao ensino superior. Segundo o seu presidente, o Enf.º Renato Assunção, a escolha dos nove finalistas “foi consensual”.

Além do Enf.º Renato Assunção, o júri integra Ana Isabel Coelho (Enf.ª na Unidade de Saúde Pública, ACES Entre Douro e Vouga II), Maria Helena Rebelo (Enf.ª Chefe do Centro de Saúde de Viseu, ACES Dão Lafões), Aldiro Magano (Enf.º Chefe do Serviço de Oncologia do CHEDV- Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga) e Carlos Dias (Professor-adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra).

O Júri procederá à divulgação pública dos três galardoados a 12 de Dezembro no website da Ordem dos Enfermeiros.

Convidam-se os órgãos de comunicação social a acompanhar o evento. Caso pretendam recolher declarações dos intervenientes no Colóquio poderão fazê-lo após a sessão inaugural, marcada para as 11:30.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.