Nova Iorque

Empresa canadiana de marijuana medicinal valoriza 32% na estreia em Wall Street

A empresa canadiana de marijuana medicinal Tilray começou na quinta-feira a cotar na bolsa nova-iorquina, integrada no índice Nasdaq, com a cotação a disparar 31,71%.

A Tilray, que se dedica à investigação, ao cultivo, ao processamento e à distribuição de marijuana medicinal a nível global, foi a primeira do seu género a fazer uma oferta pública inicial de ações numa bolsa dos EUA.

A estreia bolsista foi feita sob a etiqueta "TLRY", com uma oferta de nove milhões de ações e um preço de referência de 17 dólares (14,6 euros). Depois da subida de 31,71% no dia da estreia, o valor do título Tilray encerrou a sessão nos 22,39 dólares.

A empresa recolheu 153 milhões de dólares na sua abertura de capital e o seu valor de mercado atingiu os 1,43 mil milhões de dólares, segundo os analistas, que localizaram a maior parte dos novos investidores nos EUA.

Esta empresa especializada soma-se a outras duas empresas relevantes da marijuana canadiana que já estavam presentes no mercado dos EUA, a Cronos, que se estreou no Nasdaq, em fevereiro, e a Canopy, que começou em maio.

Estas duas empresas já estavam cotadas em bolsas canadianas, ao contrário da Tilray, que escolheu os EUA para fazer a sua oferta pública inicial, coincidindo com um momento em que o Canadá se prepara para legalizar a planta com fins recreativos, no próximo mês de outubro.

A Tilray é controlada pela sociedade de investimentos Privateer, dos EUA, que tenciona ficar com parte da receita obtida agora e destinar outra parte ao financiamento de novas instalações de cultivo e processamento no Ontário.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock