“Manifesto Pela Psoríase”

Dia Mundial da Psoríase assinala-se a 29 de Outubro

“Manifesto Pela Psoríase” é o nome da campanha de sensibilização lançada pela PSOPortugal, no âmbito do Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de Outubro.

Sob o mote “Psoríase? Há coisas que me irritam muito mais!”, o objectivo da campanha é mostrar que o conhecimento sobre a psoríase é fundamental para desmistificar a doença e evitar o estigma e o preconceito associados.

A campanha conta com a participação do chef de cozinha Hélio Loureiro e da actriz Noémia Costa. Através do website www.manifestopelapsoriase.pt é possível conhecer o manifesto pela psoríase de cada uma das figuras públicas. A campanha salienta a importância de conhecer a doença, por forma a esbater a descriminação e o preconceito que ainda lhe estão associados e demonstrar que, apesar de ser uma doença crónica e auto-imune, a psoríase não impede a qualidade de vida dos doentes.

No website possível consultar informação sobre a doença, as causas, os sintomas e os tratamentos disponíveis. Os utilizadores podem também criar o seu próprio manifesto pela psoríase e submete-lo em www.manifestopelapsoriase.pt.

De acordo com João Vaz Martins, presidente da PSOPortugal, “É fundamental acabar com o estigma associado à psoríase, que acontece sobretudo porque há ainda muito desconhecimento em relação a esta doença”.

Paulo Ferreira, médico dermatologista e colaborador da PSOPortugal acrescenta: “A psoríase não impede a qualidade de vida dos doentes. Os doentes devem conhecer a doença e ser pró-activos na forma como a encaram, de forma a desmistifica-la. O facto de termos figuras públicas associadas à campanha comprova isso mesmo, que apesar de se manifestar na pele, a psoríase não as impede de se exporem perante o público.”

Acerca da Psoríase

A psoríase é uma doença auto-imune, crónica que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Desenvolve-se quando o sistema imunitário do corpo faz disparar um crescimento rápido das células cutâneas. Na pele saudável, as células amadurecem e perdem-se em 28 a 30 dias.

 

Acerca da PSOPortugal

A PSOPortugal, entidade com nove anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock