Rede Solidária do Medicamento com campanha de recolha de fundos

“Dê troco a quem precisa” para ajudar quem não consegue adquirir a sua medicação

Com o objetivo de ajudar quem mais precisa a adquirir os medicamentos de que necessita, o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento lançou uma campanha solidária de recolha de fundos nas farmácias, de 4 de novembro a 24 de dezembro. Sob o mote “Dê troco a Quem Precisa”, a campanha convida todos os portugueses a participar, doando o troco resultante das compras efetuadas na sua farmácia. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos para os beneficiários identificados pelo programa.

A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” vai decorrer em 500 farmácias de oito distritos (Beja, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu). Os portugueses que se deslocarem às farmácias abrangidas são convidados a doar o seu troco aquando do momento da compra. Essa verba é de imediato alocada ao fundo solidário do Programa abem: e aos beneficiários que dele fazem parte.

Para Maria de Belém Roseira, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Associação Dignitude – entidade dinamizadora do Programa abem: - esta campanha assume uma particular importância por “apelar ao caráter solidário dos portugueses, à união e altruísmo de todos na resposta a um problema de emergência social que é o não acesso ao medicamento por insuficiência de rendimentos disponíveis.” Para a ex-ministra da Saúde, “a correta terapêutica é essencial para a saúde da população. Não podemos permitir que tal não seja possível por falta de rendimento disponível, sendo neste ponto essencial a união de toda a sociedade civil, para que nenhum português tenha de sair da farmácia sem toda a terapêutica de que necessita para fazer face à sua debilidade de saúde”.

Recorde-se que, de acordo com um estudo da Universidade Católica de final de 2015, um em cada cinco portugueses não consegue comprar todos os medicamentos receitados pelo seu médico, aquando da visita à farmácia. Uma realidade à qual a Associação Dignitude pretende ajudar a dar resposta através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento e desta campanha, que concretiza os esforços do programa, apelando à participação de todos.

Atualmente com mais de 3 mil beneficiários, o Programa abem: ambiciona atingir 25 mil pessoas em situação de carência de medicação até ao final do próximo ano e 50 mil até ao final de 2019. Para tal, prevê o alargamento do programa a todos os distritos do país e regiões autónomas até ao final deste ano. Já foram adquiridos, ao abrigo do abem:, 40.820 medicamentos desde a sua origem em maio de 2016.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.