Saiba quais são

Cuidados após o parto

Os cuidados de higiene pós-parto são importantes para o seu bem-estar e para acelerar a cicatrização do períneo.

Cerca de 6 horas após o parto, uma enfermeira irá ajudá-la a levantar-se. Se não sentir tonturas ou dores de cabeça fortes, pode ir à casa de banho e caminhar um pouco. É normal que coloquem gelo na zona da sutura (costura), nas primeiras 24 horas pós-parto, para ajudar a reduzir o edema (inchaço) da zona e facilitar a cicatrização.

É importante tomar banho diário, manter limpa a zona genital e mudar com muita frequência (de 4 em 4 horas) os pensos higiénicos. É normal, nos primeiros dias a seguir ao parto, ter perdas de sangue vaginal que, a pouco e pouco, vão diminuindo de quantidade.

Aproveite para descansar nos períodos em que o bebé dorme, deitando-se, de vez em quando, de barriga para baixo. Antes de regressar a casa esclareça todas as suas dúvidas e informe-se sobre quando levar o bebé à consulta e como registá-lo.

Lidar com o corpo após o parto
O seu corpo modificou-se com a gravidez, mas rapidamente voltará ao normal, desde que mantenha uma alimentação equilibrada. Mesmo a amamentar não precisa de “comer por dois”.

Logo que se sinta com disposição, pode fazer alguns exercícios (mesmo em casa) que ajudarão a recuperar a forma.

Mime-se e deixe-se mimar. Cuide de si e prepare-se para cuidar de um ser pequeno e fabuloso que, depois de todos os seus cuidados, irá oferecer momentos felizes a si e ao seu companheiro. Goze os prazeres da maternidade.

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock