Investigação médica

Criada pílula masculina que impede movimento dos espermatozoides

Atualizado: 
24/10/2016 - 12:55
Um grupo de cientistas criou um novo contracetivo masculino que impede que os espermatozóides consigam 'nadar' até ao óvulo e pode ser tomada minutos antes da relação sexual.´

Investigadores da Universidade de Wolverhampton em parceria com cientistas portugueses criaram um composto peptídico de penetração celular, que se ‘infiltra’ no esperma e consegue impedir que os espermatozóides consigam nada, tornando-os assim incapazes de fertilizar os óvulos.

Como reporta o Mirror, esta substância poderá ser tomada de forma oral através de uma pílula, mas também poderá ser usada em spray nasal ou implante na pele.

Poderá ser tomada minutos antes da relação sexual e conseguirá tornar o homem ‘infértil’ durante vários dias, segundo destacam os cientistas.

"Os resultados são impressionantes - e quase instantâneos. Quando pega em esperma saudável e adiciona o nosso composto, em poucos minutos o esperma, basicamente, não se consegue mover", disse o professor John Howl, que está a dirigir o projeto.

A pílula masculina ainda está em fase de testes, mas se tudo correr conforme planeado poderá estar disponível em 2021.

Se funcionar, a pílula masculina poderia ter um efeito dramático, especialmente para casais em que as mulheres são incapazes de usar a pílula por razões de saúde.

Fonte: 
Notícias ao Minuto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock